governo-federal-deve-pagar-a-conta-do-subsidio-na-tarifa-do-transporte-diz-prefeito-de-curitiba

Buscando sugestões para:


Para prefeito de Curitiba, governo federal deve entrar na conta do subsídio na tarifa do transporte

Por: Isabel Lima (Curitiba, PR) . Há 5 dias

Publicidade

Inovação

Para prefeito de Curitiba, governo federal deve entrar na conta do subsídio na tarifa do transporte

Transporte coletivo é um dos assuntos discutidos no Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento do mundo sobre cidades inteligentes; programação ocorre de 25 a 27 de março

4 minutos, 8 segundos de leitura

25/03/2025

pessoando entrando no onibis em curitiba
Curitiba foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023 pelo World Smart City Awards, na categoria “Cidades”, durante o evento em Barcelona. Foto: Smart City Expo Curitiba

Na manhã desta terça-feira, 25, uma coletiva de imprensa abriu a programação do Smart City Expo Curitiba, um dos maiores eventos sobre cidades inteligentes do mundo. Nesta sexta edição, a temática é “Transformando cidades: Construindo Felicidade”. Portanto, um dos tópicos essenciais nesta discussão é o transporte público e seu impacto na qualidade de vida da população.

“Temos que sensibilizar Brasília”, opinou o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) em entrevista ao Mobilidade Estadão

Leia também: Passagem pela metade do preço aos domingos faz número de passageiros crescer 30% em Curitiba

Para ele, a conta do subsídio na tarifa está mal distribuída. Ele ressalta que, apesar de Curitiba ter o apoio do governo estadual, essa é a realidade de poucas cidades brasileiras. “Governo federal não auxilia, por exemplo, na gratuidade dos idosos, que é uma lei federal em que os municípios pagam essa conta”, menciona, citando a lei federal 10.741/2003. 

Atualmente, a tarifa de ônibus em Curitiba é de R$ 6 de segunda a sábado. Aos domingos e feriados o valor cai pela metade, ou seja, R$ 3. Além disso, a capital também oferece transporte gratuito para os desempregados.

No canto esquerdo, Beto Marcelino, CEO do iCities; seguido do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; e Silvio Barros, prefeito de Maringá. Foto: Divulgação/iCities
À esquerda, Beto Marcelino, CEO do iCities; seguido do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; prefeita de São José dos Pinhais (PR), Nina Singer; e Silvio Barros, prefeito de Maringá (PR). Foto: Divulgação/iCities

Pimentel defende não só a entrada da gestão federal na discussão, mas a aprovação de um orçamento para essa finalidade. Atualmente a discussão do subsídio na tarifa é capitaneada por ele na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), mas o curitibano quer liderar a pauta no âmbito nacional. “Vamos nacionalizar a pauta”, declarou aos prefeitos que assistiam à abertura do Smart City Expo Curitiba.

Estavam presentes na abertura Ricard Zapatero, diretor da Fira Barcelona, empresa que organiza o evento Smart City em diversas cidades do mundo; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação; o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Alex Canziani e Beto Marcelino, CEO da iCities, empresa organizadora do evento um Curitiba.

Além do subsídio na tarifa, descarbonização do transporte público

Eduardo Pimentel falou sobre Curitiba ser referência no transporte público. Aliado ao potencial político de ter uma infraestrutura de corredores de ônibus que virou exemplo copiado em diversas cidades do mundo, a questão precisa passar pela discussão da descarbonização. 

Nesse sentido, ainda na gestão passada, quando ocupava o cargo de vice-prefeito do Rafael Greca , a cidade fechou uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 2023, empresa Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) assinou com o banco um contrato para transformar o sistema de transporte público da capital. Ou seja, eletrificar a frota, com cerca de 1,5 mil ônibus. 

O acordo coloca como meta alcançar 33% de ônibus elétricos até 2030 e ter toda a frota composta de veículos elétricos até 2050. Com o intuito de zerar as emissões de gases de efeito estufa, a prefeitura trabalha em um novo contrato de concessão. 

Apesar de ser uma meta um tanto conservadora para uma cidade com o cacife tecnológico e inovador de Curitiba, o prefeito entende que essa eletrificação é um objetivo ousado. 

“Porque não é só a compra do ônibus que custa duas vezes e meia mais do que o ônibus convencional, mas é também toda infraestrutura de recarga”, defende Pimentel. Ele cita que vê exemplos de outras cidades que compraram modelos elétricos, mas enfrentam dificuldades para colocar esses veículos na rua, como em São Paulo

Apesar dos pormenores da nova concessão serem públicos, o prefeito adianta que estão estudando uma forma híbrida de investimento. Ou seja, além de comprar ônibus elétricos, Curitiba pode alugar os veículos também. 

Smart City Expo Curitiba

Cerimônia de abertura do Smart City reuniu dezenas de congressistas; são esperadas 20 mil pessoas na Ligga Arena. Foto: Divulgação/iCities
Cerimônia de abertura do Smart City reuniu dezenas de congressistas; são esperadas 20 mil pessoas na Ligga Arena. Foto: Divulgação/iCities

O Smart City Expo Curitiba acontece na Ligga Arena de 25 a 27 de março. Sob o tema “Transformando cidades: Construindo Felicidade”, o evento promete debates sobre cidades inteligentes e conteúdos exclusivos sobre mobilidade e construções do futuro.

Os assuntos abordados incluem inovação em energia, governança, startups e sustentabilidade. Aliás, haverá o Fórum Econômico Smart Brasil, onde prefeitos e bancos sentarão para desenhar bons projetos.

Conforme Beto Marcelino, antigamente faltava dinheiro para investir em soluções inovadoras. Entretanto, hoje em dia, faltam projetos de qualidade. É justamente esse ponto que o fórum econômico busca abordar.

Leia também: Idosos em Curitiba podem utilizar cartão para aumentar tempo dos semáforos

*A jornalista viajou a Curitiba a convite da iCities

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login