Startup lança triciclo elétrico solar na CES 2025, em Las Vegas
Veículo elétrico solar estreia na maior feira de tecnologia do mundo
Nesta semana acontece a maior feira de tecnologia do mundo, a CES 2025. Sediada em Las Vegas, o evento é uma vitrine para inovações para startups como a Aptera Motors, de San Diego. Nesta edição da feira, a empresa de mobilidade elétrica lançou um triciclo movida a energia solar.
Leia também: Estudo aponta 6 megatendências para a transição energética global
Segundo informações do New Atlas, em novembro de 2024 a startup chegou a divulgar um vídeo de um teste de baixa velocidade com o triciclo. Após alguns ajustes aerodinâmicos em parceria com a italiana Pininfarina, o lançamento na CES 2025 abre perspectiva para iniciar produção comercial.
Lançamento do triciclo elétrico solar na CES 2025
Quando lançou o vídeo do teste, o protótipo não tinha carroceria, janelas e outros componentes, inclusive os painéis solares. Entretanto, a startup conseguiu levar um veículo completo ao Centro de Convenções de Las Vegas.
Antes de chegar no país norte-americano, o triciclo passou uma temporada na Itália, passando por ajustes na empresa Pininfarina, especializada em carrocerias. Isso porque o veículo precisava de ajustes na carroceria externa para aprimoramento da aerodinâmica.
Produção do veículo
Após anos tentando emplacar um veículo elétrico interesante comercialmente, a Aptera conseguiu desenvolver o triciclo com energia solar. Conforme informações da New Atlas, o veículo está em produção com 700 watts de células solares integradas nas superfícies superiores.
Isso significa que o triciclo consegue percorrer 64 quilômetros sem precisar ser carregador. Por causa do design da carroceria e construção leve do veículo, ele ganha rendimento e apelo comercial.
Segundo divulgado pela CES 2025 para imprensa, o modelo básico do triciclo elétrico solar tem bateria de 400 milhas (643,7 km). Além disso, a Aptera deve oferecer uma opção de mil milhas de alcance por carga.
Ademais, em termos de velocidade, a máxima prevista é de 162,5 km/h, com uma arrancada de 0 a 60 mph. Uma vez que a tração nas rodas, levará “aproximadamente quatro segundos” para alcançar a velocidade máxima.
Leia também: Carro movido a hidrogênio: 5 fatos que você precisa saber sobre a nova tecnologia
Com informações do New Atlas
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários