Transparência na gestão pública
Balneário Camboriú obteve nota 9,75 na Escala Brasil Transparente
2 minutos, 11 segundos de leitura
05/10/2022
Por: Daniela Saragiotto
A cidade litorânea de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, é a líder no eixo Governança, nesta edição do ranking. Ela acumula, também, a primeira colocação em Meio Ambiente, pelo segundo ano consecutivo, além de segunda posição nos eixos Saúde e Mobilidade e Acessibilidade. Assim, o município está se consolidando nessas frentes.
Leia também: Baneário Camboriú lidera no eixo Meio Ambiente do Ranking Connected Smart Cities.
Fabrício Oliveira (Pode), prefeito de Balneário Camboriú, explica que o objetivo do trabalho é avaliar, no centro do processo de gestão, o impacto que cada medida terá na vida das pessoas.
“Uma cidade inteligente é aquela que tem o olhar, primeiro, para o cidadão para sua segurança, sua saúde geral e emocional. Depois, ela precisa ter o compromisso com o meio ambiente e como ele se relaciona com o desenvolvimento econômico da cidade, da mesma forma que deve se utilizar da tecnologia, da inovação e da participação para pôr as metas que forem traçadas de pé”, diz Oliveira.
Balneário Camboriú em números
Fazem parte do eixo Governança indicadores próprios, que demonstram, principalmente, a qualificação da gestão e a abertura de informações, em geral, à população – como escolaridade do prefeito, conselhos, índices de desenvolvimento diversos, despesas com saúde, mortalidade infantil, entre outros.
Dessa forma, eles são complementados por demais critérios de outros eixos, que têm relação com a gestão municipal, como lei de uso e ocupação do solo, despesas com urbanismo e com segurança, entre outros aspectos.
Os principais destaques de Balneário Camboriú em Governança são Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal considerado alto (0,858), além de nota 9,75 (de 0 a 10), na Escala Brasil Transparente – metodologia usada para medir a transparência pública em Estados e municípios brasileiros.
Mais destaques
Balneário Camboriú possui, também, 100% de cobertura do município no serviço 4G, velocidade média das conexões de banda larga contratada de 227,8 Mbps, ante o índice de 84,1 Mbps na pesquisa anterior.
Já em Meio Ambiente, a primeira colocação foi alcançada, principalmente, com medidas para despoluição das praias, como universalização da rede urbana de esgoto e uma rígida fiscalização das ligações clandestinas.
Leia também: Conheça as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários