Wi-Fi grátis em estações da ViaMobilidade, saiba como aproveitar o benefício
Concessionária também criou novo sistema que ajuda passageiros a saber o horário dos trens
Desde a segunda-feira (11 de novembro), os passageiros das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos, operados pela ViaMobilidade, têm acesso a Wi-Fi gratuito nas plataformas de embarque. Para usar o sinal de internet, basta criar uma conta no sistema e fazer login usando e-mail e senha.
Leia também: Como realidade virtual ajuda a formar condutores de trens? Confira iniciativa da ViaMobilidade
Como funciona o Wi-Fi gratuito nas Linhas 8 e 9?
“O Wi-Fi gratuito estará disponível nas plataformas, no local onde as pessoas aguardam o trem e precisam de conexão para ter acesso à informação, checar e-mails, ver mensagens ou pagar boletos”, conta André Costa, COO das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
A rede gratuita, que foi disponibilizada a partir de segunda-feira, chama-se “Passageiro ViaMobilidade”. Após criar a conta pela primeira vez, será possível se conectar em qualquer uma das estações das linhas 8 e 9. Para isso, basta inserir usuário e senha.
O sinal de internet permitirá, por exemplo, acesso a redes sociais e sites de notícias. No entanto, não será possível acessar plataformas de streaming.
“Escolhemos as Linhas 8 e 9 porque elas têm uma infraestrutura viável para implementar o Wi-Fi. Futuramente, podemos avaliar a possibilidade de implementar o serviço também nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô”, explica Costa, quando perguntado sobre os planos de expansão da companhia.
O executivo enfatiza que os ramais de trens geridos pela ViaMobilidade transportam 850 mil passageiros diariamente. Sendo assim, o Wi-Fi gratuito deve beneficiar um grande público.
Por fim, Costa também destaca que, em estações compartilhadas, como a Palmeiras-Barra Funda, que atende ao Metrô, à CPTM e aos trens da ViaMobilidade, o Wi-Fi estará disponível apenas na plataforma operada pela concessionária.
Sistema Próximo Trem
Nesta segunda-feira, a ViaMobilidade também passou a oferecer, nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, o sistema “Próximo Trem”. A função permite que os usuários acompanhem o horário das locomotivas.
“O sistema é dinâmico, vai monitorar os trens em tempo real e se comunicar com o nosso Centro de Controle, para que possamos disponibilizar a melhor informação possível”, afirma Costa. De acordo com Costa, em caso de atrasos ou problemas nas linhas, as informações serão atualizadas.
Para checar quando será a próxima partida, basta apontar a câmera de um celular para um dos QR Codes espalhados pelas estações. É possível usar o Wi-Fi gratuito disponível nas plataformas para acessar o site que mostra os horários das locomotivas.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários