Pit Stop educativo para motociclistas foca na redução da velocidade para reduzir acidentes
Evento, organizado pela associação dos fabricantes em parceria com órgãos de trânsito, faz parte das ações do Maio Amarelo 2025

A Abraciclo, associação dos fabricantes de motocicletas, realizou um pit stop educativo para motociclistas, motofretistas e entregadores em São Paulo nesta quinta e sexta-feira (15 e 16). O evento, parte das ações do movimento Maio Amarelo 2025, teve como objetivo conscientizar todos os motociclistas sobre os riscos do excesso de velocidade no trânsito.
Afinal, os motociclistas são as maiores vítimas do trânsito brasileiro. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, os motociclistas representaram mais de um terço dos óbitos no Brasil, em 2023.
“A velocidade é um fator que agrava o risco de acidentes, então é muito importante a gente desacelerar e respeitar a velocidade correta. Nosso foco é a conscientização”, afirmou o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, na abertura do evento.
Com apoio da CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) e o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo), o pit stop educativo aconteceu no Centro Esportivo Tietê, que fica na Avenida Santos Dumont, 843, no bairro da Luz, em São Paulo. A Abraciclo também organizou uma edição do evento em Manaus (AM), nos dias 13 e 14.
Simulador de embriaguez e ponto cego
Durante dois dias em cada capital, os motociclistas assistiram a palestras educativas e também participaram de atividades interativas ligadas ao tema do Maio Amarelo 2025. Neste ano, o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida” foi escolhido por votação popular.

Entre os destaques estão os simuladores de embriaguez e de velocidade e equilíbrio. No primeiro, o objetivo é reforçar que a mistura de álcool e direção nunca dá bons resultados. Já o segundo mostra que, ao reduzir a velocidade, pode-se observar melhor o entorno e identificar potenciais situações de risco.
Os motociclistas puderam, ainda, aprender como se posicionar para não ficar no ponto cego de outros veículos. Também receberam orientações sobre a utilização de equipamentos de segurança, dicas de primeiros socorros, além de saber quais são os itens observados na fiscalização de pneus e capacetes. Aqui na capital paulista, o evento teve, também, apoio do Detran-SP, IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), Corpo de Bombeiros e SAMU.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários