SP lança plano para reduzir mortes no trânsito pela metade

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Governo do Estado lança plano que pretende reduzir as mortes no trânsito em SP pela metade até 2030

Por: Daniela Saragiotto . Há 2 dias

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Maio Amarelo

Governo do Estado lança plano que pretende reduzir as mortes no trânsito em SP pela metade até 2030

Entre as ações propostas pelo plano estão reduções nos limites de velocidade e redesenho viário para proteger pedestres e ciclistas

3 minutos, 14 segundos de leitura

18/09/2025

Sinistros de trânsito_ Acidentes com motociclistas_Foto Adobe Stock
Acidentes envolvendo motociclistas representam cerca de 2,4 mil vidas perdidas por ano no Estado de São Paulo. Foto: Adobe Stock

Na abertura da Semana Nacional de Trânsito, que vai desta quinta-feira (18) até o dia 25, o Governo do Estado de São Paulo anunciou o lançamento de seu 1º Plano de Segurança Viária no Estado de São Paulo (PSV-SP). A iniciativa é uma reação frente a escalada dos sinistros e das mortes no trânsito e a promessa é a reduzir os óbitos em 50% até 2030.

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De acordo com dados divulgados nesta quinta (18) pelo Infosiga-SP, plataforma do Detran-SP, que reúne e divulga dados estatísticos, o Estado de São Paulo registrou 534 óbitos decorrentes de sinistros de trânsito.

Esse número representa aumento de 0,4% em relação ao registrado no mesmo mês de 2024. Dentro desse total, contudo, os motociclistas, mais uma vez, são a maior parcela, respondendo por 223 óbitos e elevação de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

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1º Plano de Segurança Viária de São Paulo

O 1º Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV -SP) tem como ambição diminuir em 50% os óbitos registrados em vias urbanas e rodovias em São Paulo em cinco anos.

Em 2024, a taxa de óbitos do Estado foi de 13,32 por 100 mil habitantes, indicador que vem crescendo desde 2020, quando a taxa foi de 10,46 por 100 mil habitantes (veja no quadro abaixo).

De acordo com o Governo do Estado, hoje os sinistros envolvendo motociclistas representam cerca de 2,4 mil vidas perdidas por ano. Em termos econômicos, as ocorrências custaram mais de R$ 12 bilhões em 2024 ao estado de São Paulo, com base em estimativa do Detran-SP com base em metodologia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O PSV-SP foi elaborado segundo a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Com 80 páginas, o plano traz um conjunto de propostas para a segurança viária no Estado, que ficarão disponíveis para consulta pública até o dia 19/10.

Leia também: Um novo capítulo pela vida no trânsito no Estado de São Paulo

Taxas de óbitos dos sinistros de trânsito do Estado de São Paulo

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

De acordo com o Governo do Estado, entre as medidas concretas sugeridas no PSV estã redesenho viário para proteger pedestres e ciclistas, limites de velocidade compatíveis com a função das vias, fiscalização efetiva, socorro mais rápido em emergências e campanhas de conscientização.

Também estão incluídas iniciativas para melhorar a inspeção e a manutenção preventiva dos veículos, com foco na renovação da frota, avanço no uso de tecnologias de segurança e parâmetros regulatórios, além da estruturação de uma rede hospitalar capaz de absorver com maior eficácia o impacto dos sinistros viários.

“O compromisso do governo de São Paulo é tornar ruas e rodovias mais seguras com medidas concretas e eficazes. O Sistema Seguro parte da compreensão de que todos erram, mas que esses erros não podem custar vidas. Por isso, o desenho das vias, os limites de velocidade e a fiscalização precisam ser estruturados para acomodar falhas humanas sem consequências fatais. É essa lógica que transforma cada ação do plano em vidas salvas”, diz Roberta Mantovani, diretora de segurança viária do Detran-SP.

Leia também: Segurança viária. Buenos Aires define meta para reduzir em 40% mortes no trânsito até 2027

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