Cinco dicas para preservar o catalisador do seu carro

Foto: Getty Images

19/10/2021 - Tempo de leitura: 1 minuto, 32 segundos

Os catalisadores, dispositivos automotivos antipoluentes, geralmente têm o mesmo tempo de vida do carro. Se bem preservados, raramente apresentam problemas nos primeiros 100 quilômetros de rodagem. 

O engenheiro mecânico Cléber Willian Gomes, professor de engenharia automotiva do Centro Universitário da FEI, lista o que o condutor deve fazer para evitar avarias no catalisador:

1 – Evite combustível suspeito

Abasteça o carro apenas nos postos de serviço confiáveis. Desconfie sempre dos locais que cobram valores muito abaixo dos praticados pelo mercado. “Isso pode significar combustível adulterado, um veneno para o motor e também para o bom funcionamento do catalisador, que não conseguirá fazer o trabalho de filtragem adequadamente”, diz o engenheiro.

2 – Não ande na reserva

Outra providência ligada ao combustível: jamais dirija com o tanque na reserva. Quando o nível do reservatório está muito baixo, o fornecimento de combustível fica irregular, causando queimas pobres e um sobreaquecimento das várias peças, como o catalisador.

3 – Óleo correto

Na hora de trocar o óleo do motor, consulte o manual do proprietário para saber qual é o tipo do lubrificante apropriado para o seu carro. Aqui, também, o preço muito abaixo da média de mercado pode ser uma cilada.

4 – Filtros limpos

A substituição do filtro de combustível no prazo certo mantém o sistema de injeção limpo e garante maior tempo de vida a todos os outros componentes, inclusive o catalisador. Ao trocar o óleo, faça também a reposição do filtro.

5 – Velas de igniçãoConfira se todas as velas estão funcionando corretamente. Uma vela que não gera faísca faz com que o combustível chegue ao catalisador sem a devida queima.