Quem é apaixonado por carro procura fazer de tudo para manter o veículo sempre tinindo e em ordem. Mas existem casos que extrapolam o bom senso. O que era para ser cuidado acaba se tornando um problema. Geralmente, isso acontece com procedimentos realizados na lataria do automóvel.
Lavar o carro em casa excessivamente é um exemplo. Na maioria das vezes, o proprietário não presta muita atenção a certos detalhes que podem levar à corrosão ou a avarias na lataria.
“O uso de esponjas desgastadas ou inadequadas para limpeza automotiva pode arranhar e danificar seriamente a pintura do carro”, afirma Ricardo Magagnin, gerente sênior de Pós-Vendas da Nissan do Brasil.
Além disso, umidade pode resultar no surgimento de pontos de ferrugem no piso ou em outras áreas menos visíveis. Por essa razão, é importante observar se o veículo está secando corretamente após a limpeza.
“A aplicação incorreta de cera ou o uso de produtos de qualidade duvidosa também podem danificar a pintura”, diz Magagnin. “Existem vários produtos à base de acetona, álcool e outros componentes químicos que podem ressecar e manchar as peças do veículo.”
Se a higienização for feita por profissionais especializados, ainda que o procedimento seja realizado com frequência, o risco de futuros problemas é menor. Eles possuem técnicas e produtos certos para evitar a deterioração dos componentes automotivos.
Magagnin faz outro alerta: “Evite realizar procedimentos de limpeza profunda na pintura, como espelhamento e polimento da lataria, muitas vezes e em períodos curtos”.
No caso do espelhamento, também conhecido como cristalização, um tipo de resina é aplicado para destacar o visual do carro. No polimento, uma camada bem fina da parte mais externa do verniz é retirada. Há desgaste em ambos os procedimentos.
Apesar de ser uma recomendação para quem estaciona o carro na rua ou em áreas externas, o uso de capas automotivas requer atenção. Casocontrário, a umidade poderá comprometer o veículo.
A carroceria deve estar completamente seca e livre de poeira antes de ser coberta.
A capa, livre de rasgos e infiltrações, deve permitir a ventilação do veículo e, de preferência, ser feita de material impermeável e possuir algum revestimento interno para evitar riscos.
Também é recomendável evitar cobrir o carro se a carroceria estiver muito quente – seja pelo funcionamento recente do motor ou pela exposição ao sol.