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Avaliação: Super Meteor 650 chega como opção de moto estradeira por R$ 34 mil

Por: Arthur Caldeira, de Brasília* . 13/05/2024
Meios de Transporte

Avaliação: Super Meteor 650 chega como opção de moto estradeira por R$ 34 mil

Com preço competitivo, nova Royal Enfield aposta no estilo clássico e no seu motor de 650cc para atrair os motociclistas que procuram um modelo para viajar

4 minutos, 7 segundos de leitura

13/05/2024

Por: Arthur Caldeira, de Brasília*

Avaliação Super Meteor 650
Topo de linha da marca indiana, nova cruiser oferece conforto e desempenho para pegar a estrada. Foto: Guilherme Velloso/Divulgação

Lançada no exterior no início de 2023, a nova Royal Enfield Super Meteor 650, finalmente, chega ao Brasil. Fizemos uma avaliação da Super Meteor 650, que deve renascer o segmento de motos estradeiras. Modelos como Honda Shadow 600, Yamaha Drag Star 650 e Kawasaki Vulcan 750 e até as Harley-Davidson Sportster 883, que fizeram tanto sucesso no início dos anos 2000, já estão fora de linha há algum tempo.

 Atualmente, os fãs das motos estradeiras (do inglês cruiser), também chamadas de custom, no Brasil, tinham apenas a Kawasaki Vulcan S, de 650 cc, como opção. O lançamento da Super Meteor 650 deve agitar o mercado. Prova disso é que desde a pré-venda, no início de abril, a Royal Enfield já recebeu 1.300 reservas do modelo. Para se ter uma ideia, é mais do que o volume de vendas da custom da Kawasaki (1.033 unidades) em todo o ano passado.

Com preço a partir de R$ 33.990, bem mais competitivo que os R$ 50 mil cobrados pela Kawasaki Vulcan, a Super Meteor deve atrair os consumidores que procuravam uma moto acessível para pegar a estrada. Mas também deve interessar aos proprietários de modelos de menor cilindrada da Royal, como a Meteor, de 350 cc, que procuram um melhor desempenho para viajar.

Conforto e desempenho na medida

No design, o novo modelo aposta no estilo clássico, que agrada aos fãs desse tipo de moto. Com acabamento superior a outras Royal Enfield, a Super Meteor aparenta ser mais cara do que, de fato, é. Componentes em alumínio, pintura eletrostática no quadro e suspensão invertida, na dianteira, fazem jus ao posto de modelo topo de gama da marca indiana.

Leia também: Aceleramos a Super Meteor 650 na Índia

Equipada com rodas de 19 polegadas, na dianteira, e 16, na traseira, a Super Meteor tem o típico design das motos cruiser, com o garfo dianteiro alongado para garantir estabilidade na estrada. Seu assento no formato sela fica a apenas 730 mm do solo. Em  conjunto com as pedaleiras avançadas e o guidão largo, o motociclista assume uma posição relaxada, ideal para longas jornadas. 

Câmbio de seis marchas

O conjunto mecânico é formado pelo conhecido motor de dois cilindros, 650 cc, que produz 47 cv de potência a 7.250 rpm, com câmbio de seis marchas. A base é a mesma do motor usado na Interceptor e Continental GT. Ajustado para a proposta do modelo, o bicilíndrico mostrou que nesta avaliação que a Super Meteor 650 oferece desempenho na medida para viajar.

Versão mais completa da Super Meteor 650, Cellestial tem para-brisa, banco touring e encosto para garupa de série

Tem potência para manter 120 km/h, com facilidade e sem muitas vibrações. Além disso, tem força em baixos giros, até o máximo de 5,33 m.kgf de torque máximo a 5.650 rpm, para retomadas e ultrapassagens. Uma característica útil nas estradas de mão dupla, na região de Brasília (DF), onde rodamos cerca de 150 km com o modelo.

Com freio a disco e sistema ABS nas duas rodas, a Super Meteor economiza na eletrônica. Nada de controle de tração ou modo de pilotagem, o modelo oferece um painel simples, porém completo. Há um mostrador grande e redondo, que mescla um velocímetro analógico com uma pequena tela de LCD digital com o básico. Hodômetro total, dois parciais, marcador de combustível e indicador de marcha. O diferencial é o Tripper, sistema de navegação baseado no Google Maps, que mostra em um pequeno mostrador redondo, as direções de forma simplificada.

Pesada, porém ágil

Depois de 150 quilômetros na estrada e algumas voltas pelas avenidas da Capital Federal, a Super Meteor se sai melhor na estrada, mas não faz feio na cidade. Apesar de seus 241 kg em ordem de marcha, o baixo centro de gravidade e o motor “torcudo” facilitam circular e realizar manobras em baixa velocidade no trânsito urbano. Embora, é claro, não seja essa sua proposta. 

Com preço competitivo, bom acabmento e estilo clássico, a nova Royal Enfield é boa opção para quem procura uma moto no estilo estradeiro. Com assento mais baixo e menos versátil do que as aventureiras, mais populares entre os motociclistas atualmente, o modelo top de linha da Royal chega às lojas em três versões, com preço a partir de R$ 33.990. A versão Cellestial, topo de linha, vem com assento mais confortável, encosto para garupa e para brisa, sai por R$ 34.990 (os valores já incluem o frete).

Ficha técnica

Royal Enfield Super Meteor 650

Motor: 2 cilindros paralelos, 648 cm³

Câmbio: Seis marchas

Transmissão final: por corrente

Potência: 47 cv a 7.250 rpm

Torque: 5,33 mkgf a 5.650 rpm

Peso em ordem de marcha: 241 kg

Preço: a partir de R$ 33.990

  • O jornalista viajou à Brasília (DF) a convite da Royal Enfield do Brasil

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