Bajaj apresenta sua primeira moto flex na Índia
Pulsar 160, também vendida no Brasil, pode rodar com qualquer mistura de gasolina e etanol; governo indiano quer estimular o uso do biocombustível
A Bajaj mostrou sua primeira moto flex durante a Bharat Mobility Global Expo 2024, evento realizado no início de fevereiro, em Nova Délhi, capital indiana. A Pulsar NS 160 flex pode rodar com gasolina ou etanol, de acordo com informações da fabricante indiana. O modelo, vendido no Brasil com o nome de Dominar 160, pode usar qualquer proporção dos combustíveis ao gosto do motociclista.
A Bajaj, contudo, não revelou informações sobre o lançamento da sua moto flex de 160cc. Entretanto, o governo indiano tem estimulado o uso do etanol, um combustível “mais limpo” do que os derivados do petróleo. Atualmente, o combustível indiano já conta com 20% de etanol misturado a gasolina.
A Bajaj Pulsar NS160 já sai de fábrica compatível com E20. A versão flex, porém, apresenta grafismos e decalques que a diferenciam da variante padrão.
Exceto pelo motor atualizado e pelos novos grafismos, a Pulsar NS160 Flex não traz mudanças em termos de estilo e mecânica. Continua equipada com um motor de 160,3 cc refrigerado a ar/óleo que produz 17,03 cv a 9.000 rpm e um torque máximo de 14,6 Nm a 7.250 rpm. Seu câmbio tem cinco marchas.
Dominar 400 “brasileira”
A Bajaj também mostrou uma versão da Dominar 400, modelo mais vendido da marca no Brasil, que pode rodar com combustível E27.5, ou seja, com 27,5% de etanol. Em teoria, trata-se da mesma versão comercializada por aqui, onde a gasolina traz essa concentração de etanol desde 2015.
O governo da Índia pretende adotar veículos compatíveis com E27.5 no país até 2025. Portanto, a Bajaj poderá ter motocicletas que rodam com E27.5 a partir do próximo ano. Também poderemos ter versões bicombustíveis, ou seja, flex, das motos de menor cilindrada da Bajaj.
TVS e Honda já têm motos flex para a Índia
Além da Bajaj, outras fabricantes já mostraram motos flex na Auto Expo New Delhi, no início do ano passado. A indiana TVS, parceira da brasileira Dafra, já tem uma versão flex da Apache RTR 160 4V. A moto poderia rodar com até 85% de etanol. A expectativa é que a Apache flex entre em produção em breve – também se espera que o modelo possa vir ao Brasil.
A Honda também apresentou uma versão flex da trail XRE 300. Trata-se do mesmo modelo que deu lugar a nova Sahara 300. O modelo, contudo, ainda usava o antigo motor com duplo comando no cabeçote. A imprensa indiana especulou, porém, que a CB 300R, também vendida na Índia, poderia receber a atualização flex, a exemplo da versão que é vendida no Brasil.
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