8 rotas turísticas para passear de bicicleta no Brasil
Conheça roteiros de cicloturismo em todas as regiões do País
5 minutos, 44 segundos de leitura
17/09/2024
Por: Fellipe Gualberto
O Brasil conta com diversas rotas turísticas para quem deseja curtir de bicicleta. Em todas as regiões do País é possível praticar cicloturismo e, enquanto pedala, aproveitar para conhecer a cultura local, apreciar paisagens naturais ou até mesmo conhecer a história da região. Por isso, o Mobilidade Estadão apresenta oito opções de rotas cicloturísticas.
No entanto, antes de sair pedalando, é importante estar preparado fisicamente. É recomendável começar com viagens pequenas, com menos esforço e respeitar os limites de seu corpo. Ao mesmo tempo, manter a hidratação e não jogar lixo no percurso é fundamental.
Por fim, se estiver planejando a sua primeira viagem, cogite contratar uma agência de turismo ou participar de um grupo de ciclistas. O apoio de outras pessoas pode te ajudar nessa jornada e garantir a conclusão do percurso.
1- Rota Márcia Prado
Uma viagem de São Paulo até o litoral, cortando o Parque Estadual Serra do Mar. Esse é o objetivo da Rota Márcia Prado. O percurso, que tem 80 km de extensão, sai do Grajaú, na zona sul da capital paulista, passa por São Bernardo do Campo, Cubatão até chegar a Santos.
A rota turística completa pode ser feita em cinco horas por ciclistas experientes. Por isso, é o programa perfeito para quem deseja passar uma tarde livre no litoral e retornar de ônibus após um dia de descanso.
Leia também: Ciclovia entre São Paulo e Santos ganha 5 km de infraestrutura; conheça a Rota Márcia Prado
2- Circuito das frutas
O interior de São Paulo também conta com rotas turísticas de bicicleta. O Circuito das Frutas, por exemplo, envolve rotas de cicloturismo em cidades como Jarinu, Jundiaí, Itupeva e Louveira. As regiões pelas quais os ciclistas passam possuem fazendas, produtores de vinho e vendedores de comidas típicas.
O percurso pode ser feito de diversas formas, apenas em Itupeva existem nove rotas e 300 km de trajetos catalogados. A cidade de Limeira, por sua vez, possui cinco rotas, que totalizam 100 km. Por fim, agências de viagem operam na região, oferecendo pacotes com, por exemplo, dois dias de viagens e 80 km de pedalada.
3- Circuito das Araucárias
O Circuito das Araucárias incentiva o turismo autoguiado por parte dos ciclistas e faz isso por meio de sinalização abundante que indicando a rota. Ao mesmo tempo, os interessados também podem contratar agências de turismo e até mesmo obter um certificado que atesta a conclusão do trajeto.
Ao longo dos 270 km da rota, os turistas passam pelas cidades de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, todas em Santa Catarina. Os ciclistas podem escolher entre diversos “pontos zeros”, para iniciar a rota. Durante a viagem é possível conhecer até 14 cachoeiras em uma área de Mata Atlântica. Por fim, essa rota pode ser indicada para pessoas mais experientes, devido a suas subidas íngremes.
4- Circuito Costa Verde & Mar de Cicloturismo
O Circuito Costa Verde & Mar de Cicloturismo permite um passeio pelo litoral e interior do Estado de Santa Catarina. A rota turística de bicicleta passa por 10 cidades diferentes: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha, Porto Belo, Camboriú e Ilhota.
No total, o percurso possui 212 km, no entanto, os iniciantes podem optar por fazer trechos menores. A organização divide o trajeto em cinco rotas, cada uma com dificuldade física e técnica diferente. Sendo assim, é possível consultar no site oficial qual é a mais adequada para o seu perfil. Por fim, aqueles que se inscrevem no e-mail divulgado no site podem ganhar um certificado de conclusão do percurso.
5- Rota do Descobrimento
A Rota do Descobrimento, ao mesmo tempo, oferece paisagens deslumbrantes na beira do mar e também um roteiro histórico. Ao percorrer esse trajeto, o ciclista passa pelo trecho do litoral baiano em que as caravelas portuguesas chegaram ao Brasil durante o descobrimento.
O percurso total possui 163 km e liga as cidades de Prado e Porto Seguro, ambas na Bahia. Por fim, é importante destacar que o trajeto é de nível difícil. Por isso, pode ser melhor fazer essa viagem apenas se já tiver experiência anterior.
Confira outras notícias sobre o assunto no canal Pedala
6- Caminho da Fé
O Caminho da Fé se destaca dentre as rotas turísticas de bicicleta. O percurso, que tem como foco a peregrinação religiosa, pode começar em diversas cidades. Os trajetos previstos partem, por exemplo, de Franca (SP), São Jose e diversos outros municípios e levam os viajantes até o Santuário Nacional de Aparecida.
A quilometragem e tempo de viagem depende do caminho escolhido. Em alguns casos, o percurso pode durar vários dias, sendo assim, o ciclista deve se hospedar em pousadas. Por fim, a organização da rota de cicloturismo recomenda que os viajantes usem mountain bikes com no mínimo 21 marchas.
7- Caminhos do Xixá
Essa rota de cicloturismo em Goiás possui 160 km e percorre três áreas de proteção ambiental. Os turistas que se aventuram nessa jornada podem conhecer os Parques Municipal da Represa, Olhos D’água e a Serra dos Gigantes.
A rota fica na cidade de Itapuranga (GO) e pode ser feita ao longo de vários dias. O caminho já conta com infraestrutura que permite que os ciclistas se hospedem. Por fim, é necessário ressaltar que a rota pode ser indicada para pessoas mais experientes.
8- Trilha Amazônia Atlântica
O percurso que parte de Belém (PA) até Serra do Piriá (PA) é uma oportunidade de conhecer o litoral do Pará e também as florestas da região Amazônica. O percurso de 450 km pode ser feito com paradas para apreciar a culinária local.
Por fim, os turistas também podem aproveitar o passeio para conhecer áreas de extrativismo onde moradores locais comercializam caranguejos, ostras e outros produtos.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários