Niterói inaugura serviço gratuito de bicicletas compartilhadas | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Niterói inaugura serviço gratuito de bicicletas compartilhadas

Por: Erick Souza . 11/07/2024
Meios de Transporte

Niterói inaugura serviço gratuito de bicicletas compartilhadas

Sistema conta com dez estações de aluguel e cerca de 110 bicicletas para adultos e oito para crianças; saiba como funcionará

2 minutos, 24 segundos de leitura

11/07/2024

Por: Erick Souza

Viagens gratuitas possuem limite de 60 minutos, entre segunda e sábado, e 90 minutos, aos domingos e feriados. Foto: Divulgação/NitBike

A cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, inaugurou o novo sistema de bicicletas compartilhadas, o NitBike. O programa oferece viagens gratuitas, com limite de até 60 minutos entre segunda e sábado e de 90 minutos nos domingos e feriados. Inicialmente, o município conta com 118 bicicletas distribuídas em dez estações.

Leia mais: Mulheres representam 40% das pessoas que utilizam bicicletas compartilhadas

As estações estão localizadas entre os bairros Centro, Ingá, São Domingos e Icaraí. As primeiras dez estações ficam na Praia das Flechas, na Rua Nilo Peçanha, no Valonguinho, no Theatro Municipal, no Terminal João Goulart, na Praça do Rink, na Praça São João, no Palácio Arariboia, na Rua Visconde do Uruguai e no Campo de São Bento.

As viagens gratuitas são limitadas pelo tempo de duração, mas não possuem limites de quantidade de viagens por dia. De acordo com a Prefeitura de Niterói, os usuários podem utilizar o serviço de maneira gratuita novamente caso realize um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora de viagem. Ao exceder esse limite de tempo, o sistema aplica uma tarifa de R$ 8.

De acordo com a coordenadora do Niterói de Bicicleta, Helena Porto, a cidade pretende adicionar mais três lotes, instalados mês a mês. A previsão, conforme a prefeitura, é de finalizar a instalação das 50 estações até setembro.

Como utilizar bicicletas compartilhadas em Niterói?

Para ter acesso ao serviço, o usuário precisa adquirir o passe mensal, através do site oficial ou aplicativo, disponível para iOS e Android. Nestas plataformas, é necessário realizar um cadastro, com informações pessoais, incluindo uma foto de documento. A compra do passe fica disponível depois desta etapa. Para adquirir, é necessário informar um cartão de crédito válido.

De acordo com a prefeitura, quem não tiver o cartão poderá usar o sistema através do posto presencial. Até então, o posto ainda não tem previsão de início de funcionamento. Os passes são mensais, com validade de 30 dias. Cada passe permite a retirada de uma bicicleta por usuário.

O sistema funciona diariamente das 06h às 00h para retirada de bicicletas e 24h para devoluções. Para retirar a bicicleta, o ciclista precisa estar com o aplicativo em mãos. Em um dos postos, o usuário deve selecionar a posição da bicicleta, confirmar a operação e retirar o modal.

As estações possuem câmeras de monitoramento que estarão ligadas ao Centro Integrado de Monitoramento de Niterói (Cisp) para que haja maior controle e segurança dos locais. Além disso, as estações emitem sinais sonoros de alerta em casos suspeitos. O sistema consegue identificar usuários em situações irregulares e bloquear seu uso.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login