‘A Intermodal é o encontro do ano de setores gigantes’, diz business manager do evento
Executivo fala sobre novidades da feira, que acontece entre 22 e 25 de abril na capital paulista

Entre os dias 22 e 25 deste mês, a capital paulista será palco de um evento que recebe visitantes de todo o Brasil, além de participantes internacionais. Trata-se da Intermodal South America 2025, feira que reúne setores gigantes como o rodoviário, aéreo, metroferroviário, cabotagem, logística, transporte de cargas, comércio exterior, entre outros.
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Neste ano, a feira ocorre em novo endereço, no Distrito Anhembi, Zona Norte da capital paulista e tem mais de 550 marcas expositoras confirmadas, de acordo com a Informa Markets, organizadora do evento.
Entre elas, estreantes como Baterias Moura, Braspress, Samsung SDS, Toyota Empilhadeiras e Zurich Airport Brasil/Floripa Airport, entre outras. Para entender quais os destaques desta edição da feira, contudo, o Mobilidade Estadão conversou com Fernando D’Ascola, business manager da Intermodal South America. Confira a seguir.

Qual a importância da Intermodal South America e que setores ela reúne?
Fernando D’Ascola: A feira é um grande encontro anual do setor que engloba logística, comércio exterior, além de todos os modais, como aéreo, cabotagem, setor rodoviário e, nos anos ímpares, também o metroferroviário. Isso porque nesses anos é realizado o NT Expo, maior evento da cadeia de transporte do setor metroferroviário. Neste ano batemos recorde em número de marcas expositoras.
Como você avalia o impacto das tarifas dos Estados Unidos nas participantes?
D’Ascola: O chamado ‘tarifaço’ e seus desdobramentos representam, sem dúvida, um novo ponto de inflexão nas dinâmicas do comércio internacional. No curto prazo, medidas protecionistas exigem uma resposta ágil dos operadores logísticos, embarcadores e gestores de cadeias globais de suprimentos.
Mas é justamente nesse cenário de transformação que a Intermodal mostra sua relevância, ao gerar oportunidades e conexões entre participantes e visitantes. E se posiciona como uma plataforma estratégica para que o mercado latino-americano compreenda os desdobramentos, discuta soluções viáveis e fortaleça sua posição no contexto global.
Intralogística será um dos destaques do evento?
D’Ascola: Esse é um setor que vem ganhando muita importância e que ainda há muita oportunidade. Nesta edição, praticamente todas as marcas de empilhadeiras do mercado estarão presentes. Além de marcas de equipamentos e de tecnologia. É um segmento que tem muita robótica, automação e tudo isso estará exposto. Os visitantes vão ver que intralogística é um universo.
Quais outras novidades os visitantes irão encontrar?
D’Ascola: Temos mais de 550 expositores confirmados e, seguramente, quase 30% deles estão participando pela primeira vez. Estamos falando de cerca de 150 companhias que vão estrear na feira neste ano. Isso é muito positivo.
Também temos novas empresas de tecnologia da informação participando, abordando principalmente a questão da comunicação dentro do setor logístico. Teremos também participação de novos os portos que estão vindo pela primeira vez, além de companhias aéreas de cargas.
Outro destaque será nosso congresso, o 3º Interlog Summit, que irá ocupar quatro palcos durante o quatro dias de evento. Ele terá a presença de palestrantes internacionais, que darão um overview do mercado global, além de especialistas de todos os setores relacionados.
Alguma iniciativas com foco em sustentabilidade?
D’Ascola: A Informa Markets, empresa organizadora da Intermodal, tem colocado em prática uma série de ações alinhadas às diretrizes de ESG (ambiental, social e governança). Entre elas destaco a redução de resíduos, como projetos de reciclagem nos pavilhões, incentivo ao consumo de produtos locais para minimizar impactos logísticos, além da reciclagem de latas e garrafas PET usadas no evento.
Também incentivamos o uso de materiais digitais, reduzindo a impressão de convites, folhetos e outros materiais promocionais em papel e diminuindo o desperdício. Sobre inclusão e diversidade, contratamos pessoas com deficiência para trabalhar no evento, reforçando o compromisso com a inclusão social e a equidade no mercado de trabalho.
Por fim, a Intermodal também promove o programa Better Stands, uma iniciativa que visa zerar a geração de resíduos dos estandes ao incentivar expositores e montadoras a substituírem os estandes descartáveis (de uso único) pelos reutilizáveis, diminuindo o impacto ambiental.
Qual a expectativa de público para esta edição?
D’Ascola: Esperamos receber mais de 43 mil profissionais no total ao longo dos quatro dias de evento. Já o 3º Interlog Summit terá cerca de 90 palestrantes.
Como você observa que a Inteligência Artificial tem sido aplicada nas operações das empresas do segmento?
D’Ascola: A IA tem se consolidado como estratégica para aumentar a eficiência, reduzir custos e otimizar a tomada de decisões no setor de logística e comércio exterior. À medida que as operações se tornam mais complexas e exigem respostas rápidas, a IA surge como uma ferramenta indispensável para empresas que buscam maior competitividade e inovação.
Algumas das aplicações de IA que observamos com frequência são a gestão inteligente de armazéns (armazenamento, a separação e o empacotamento dos produtos), otimização de rotas mais rápidas e econômicas no transporte de cargas, monitoramento em tempo real de cargas, automação em processos aduaneiros e a eficiência no atendimento ao cliente com o uso de assistentes virtuais e chatbots. Mas existem inúmeros outros usos.
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