Voltar
Meios de transporte

Entenda o que muda com a Nova Zona Azul de São Paulo

Já está em operação um novo aplicativo que mostra, em tempo real, todas as vagas disponíveis para estacionamento na via pública no destino informado pelo usuário

Daniela Saragiotto

17/11/2020 - 3 minutos, 19 segundos


app da nova zona azul
Foto: Divulgação

Desde a última terça-feira (17/11), a Zona Azul Digital da cidade de São Paulo passou a ser operada, exclusivamente, pela Estapar, rede de estacionamentos que opera no País e que recebeu a concessão do serviço pelo período de 15 anos. O contrato prevê um total de 51.606 vagas, distribuídas em vias públicas em toda São Paulo, que terão sua disponibilidade e rotatividade gerenciadas, a partir de agora, pela empresa. “Hoje, existem 43 mil vagas na cidade, mas temos a responsabilidade de abrir essas demais, fazendo a demarcação e a zeladoria desses espaços”, explica Fernando Zillo, diretor de desenvolvimento de negócios e Zona Azul da Estapar.

Leia mais:
Prefeitura de SP adia processo de concessão da Zona Azul em 40 dias
O futuro do estacionamento vai muito além das vagas para carros
Notícia no Seu Tempo Mês da Mobilidade #12: a cidade estacionada

Com a mudança, a população contará com um único aplicativo para fazer a compra dos créditos do Cartão Azul Digital (CAD) e poder estacionar nas vias públicas sem se preocupar com multas. Batizado de Estapar Nova Zona Azul – SP, o app está disponível para download nas lojas de aplicativos dos smartphones iOS e Android, e possui a função Mapa de Ocupação, que identifica as vagas disponíveis e informa, em tempo real, sua localização aos motoristas. “Esse é o maior benefício para os usuários, pois é possível ter previsibilidade ao estacionar, poupando tempo das pessoas. Isso certamente contribui também para diminuir os congestionamentos, pois um percentual considerável dos veículos em trânsito roda em busca de vagas”, diz Zillo.

Selecionada a vaga de sua preferência, o pagamento pelo período de estacionamento é feito diretamente no app. “E, pouco antes de o tempo contratado expirar, o usuário recebe um alerta do aplicativo avisando e oferecendo a opção de estender por mais uma hora”, explica.

Para quem está offline

Diversos estabelecimentos comerciais no entorno das vagas nas vias distribuídas pela cidade foram credenciados para fazer a venda dos créditos do Cartão Azul Digital (CAD). “São centenas de locais, como bancas de jornal e demais comércios, sempre identificados com um adesivo na entrada. Essa é uma opção para quem não possui smartphone, está sem bateria no momento ou não tem afinidade com a tecnologia”, diz o executivo. Vale reforçar que, mesmo nesse caso, não é necessário colocar nenhum papel – como o comprovante, por exemplo – afixado no veículo. “O processo, mesmo quando é feito em um ponto físico, é totalmente digital”, diz o diretor da Estapar.

Fiscalização

A empresa informa que contará com uma frota de veículos equipada com câmeras, fazendo a leitura automática das placas e, com geolocalização, abastecendo uma central de informações do Poder Público, que monitora o tempo de uso e o cumprimento das regras. “Tudo isso é feito de forma muito rápida, convertendo as imagens em informação digital e assegurando maior disponibilidade de vagas para o cidadão”, diz Zillo. De posse dessas evidências, cabe à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a aplicação das multas.

Para saber quais são os pontos físicos e demais funcionalidades do app, basta acessar: https://www.estapar.com.br/novazonaazulsp

Nova Zona Azul Digital de São Paulo: fique atento às datas

17/11 = início da operação da Nova Zona Azul de São Paulo, pela Estapar

  • Todos os usuários deverão usar o app Estapar Nova Zona Azul – SP para novas aquisições de Cartão Azul Digital (CAD)
  • Quem possui saldo nos aplicativos anteriores poderá usá-los normalmente até 15/2/2021. Caso até essa data o usuário não consiga zerar seus saldos nos apps antigos, haverá portabilidade automática do saldo para o app da Estapar
  • Quando o usuário zerar seu saldo nos apps antigos, é necessário baixar o aplicativo Estapar Nova Zona Azul – SP (disponível para sistemas operacionais iOS e Android) para prosseguir com novas compras e ativações

15/2/2021 = data-limite para que ocorra a portabilidade do saldo do Cartão Azul Digital (CAD)

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
2 Comentários

  • CLAUDIO LEHMANN - 19/11/2020

    Tenho saldo, e espero que seja transferido sem problema para meu novo app…

    • Daniela Saragiotto - 19/11/2020

      Bom dia Claudio. O que a Estapar informou é que você pode usar até 14/02 no app antigo e só a partir dessa data, caso ainda não tenha zerado o saldo, é que eles vão transferir (automaticamente) para o novo aplicativo. Vale monitorar. E obrigada pelo contato!

    Você precisa estar logado para comentar.
    Faça o login