Como identificar e evitar desvio de rota na operação
Tecnologia pode auxiliar empresas do setor de logística
Você sabe como identificar e evitar desvio de rota em sua empresa? É preciso buscar alternativas para mitigar este problema e evitar complicações na operação.
Em primeiro lugar, você deve entender o que é um desvio de rota. Em suma, é quando o motorista faz mudanças significativas no trajeto que a empresa planejou inicialmente. O desvio de rota na operação não ocorre apenas por má fé do motorista. Por exemplo, quando há uma obra na estrada ou o combustível acaba, o desvio acaba sendo necessário.
Há também os desvios intencionais de carga. Quando isso ocorre, também é essencial que a empresa faça o mapeamento para corrigir o problema o mais breve possível. De todo modo, a empresa deve mapear todo desvio de rota na operação. Assim, poderá indicar o melhor caminho e otimizar a entrega, mesmo em caso de imprevistos.
Como identificar desvios de rota?
Em geral, o desvio de rota pode ser observado por meio de um rastreador. Contudo, se a sua empresa ainda não possui esta tecnologia, há alguns indícios que apontam que o trajeto pode ter passado por algum desvio.
Por exemplo, quando a frota tem muitos gastos com combustível, pode ser que a rota esteja sendo desviada. Contudo, nestes casos também é possível que o trajeto realizado não seja o melhor e a estratégia tenha que ser revista. Neste caso, cabe uma avaliação mais criteriosa.
Outro indício é quando a empresa nota uma redução de mercadorias. Neste caso, é possível que haja desvio de rota e de carga. Quando um motorista tem um desempenho muito diferente do outro ou leva muito tempo para concluir uma entrega, também pode haver um problema. Estes são alguns dos principais sinais de desvio de rota.
Por fim, quando há má conservação do veículo, também é um ponto de atenção. Sobretudo se a rota prevista não inclui estradas com más condições.
Como lidar com um desvio de rota?
Em geral, se comunicar com a equipe de entrega é o primeiro passo para evitar um desvio de rota. Assim, o motorista avisa a empresa a cada etapa da operação e presta contas formalmente.
Outra opção é utilizar a tecnologia a favor da empresa. Por exemplo, você pode implantar um rastreador que reporta imediatamente à central quando a rota sofre um desvio. Esse tipo de ferramenta também ajuda a monitorar o tempo de parada de cada rota. Assim, é possível agir caso haja algum imprevisto.
Os benefícios do uso da tecnologia vão além de evitar o desvio da rota. Com uma ferramenta adequada, é possível economizar combustível, aumentar o número de entregas na mesma rota e agilizar o processo.
Já os softwares de telemetria podem ajudar a calcular a melhor rota desde o princípio. Assim, os postos de combustível já ficam mapeados e são considerados no trajeto. Além disso, é possível evitar áreas de risco e garantir a segurança do motorista e da mercadoria.
Outra vantagem do software é a conservação do veículo. Na prática, a ferramenta ajuda a programar manutenções e identificar quando é hora de fazer algum reparo.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários