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Confira 5 mitos e verdades sobre pneus de motos

Por: . 06/09/2023

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Confira 5 mitos e verdades sobre pneus de motos

Eles têm validade? Posso usar um modelo mais largo na minha moto? Conheça as respostas às principais dúvidas sobre pneus para motos

4 minutos, 50 segundos de leitura

06/09/2023

Pneus de motos
Quando chegar a hora de trocar os pneus, ideal é manter as medidas originais, indicadas pela fabricante da moto. Foto: Divulgação Pirelli

Fundamentais para pilotar com segurança, os pneus são os dois únicos pontos de contato da sua moto com o asfalto. Justamente por isso, influenciam muito no comportamento e no desempenho da sua motocicleta.

Entretanto, quando o assunto é pneu de moto, ainda existem muitas dúvidas e, também, lendas disseminadas nas redes sociais. 

Para descobrir o que é mito ou verdade sobre pneus de moto, conversamos com especialistas da Pirelli, uma das maiores fabricantes do mundo, sobre o assunto.

Confira as respostas às principais dúvidas sobre os pneus para sua moto.

1 – Pneu de moto tem validade?

Com a popularização das redes sociais, algumas informações incorretas ou falsas acabam se tornando verdades absolutas na internet. Uma das mais comuns é sobre a validade dos pneus de moto. Você, certamente, já ouviu falar que o pneu tem X anos de validade; contudo, trata-se de um mito. Isso acontece, pois muitos confundem a garantia com a validade dos pneus. 

“Pneus têm validade indeterminada; por isso, não consta uma data de validade do pneu”, explica Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli. No caso da marca italiana, a garantia de fábrica dos pneus são cinco anos ou 60 meses a partir da data de compra dos pneus. Ao final desse prazo, o pneu ainda pode estar em bom estado. 

Contudo, alguns pneus podem durar, de fato, menos do que isso, explica Vitor Gauber Rosinholi, coordenador de marketing moto da Pirelli Latam.

“Muitas vezes, por armazenamento incorreto no distribuidor ou até pela moto não ser muito utilizada e ficar parada, os compostos podem se deteriorar e apresentar rachaduras ou trincas. Nesses casos, o ideal é trocar os pneus”, exemplifica Rosinholi. Segundo o executivo da Pirelli, a melhor forma de conservar seus pneus é mantê-los sempre calibrados e rodando.

2 – Pressão recomendada pela fabricante

Manuais do proprietário e motociclistas mais experientes sempre indicam calibrar os pneus com a pressão recomendada pela fabricante da motocicleta. Trata-se de uma verdade absoluta não apenas para os pneus de moto mas também no caso de automóveis.

“A montadora realizou testes e chegou a uma determinada pressão que proporcione o melhor comportamento da moto em acelerações, curvas e frenagens porque o pneu trabalha em conjunto com suspensões e freios”, alerta o coordenador de marketing da Pirelli.

Calibre os pneus semanalmente, a frio e de acordo com as especificações do fabricante. Dessa forma, além de fazer com que durem mais, você também pilotará com mais segurança. 

3 – Sempre use os pneus originais de fábrica

Muitos motociclistas fazem questão de usar o mesmo modelo que veio de fábrica em sua moto. “Os pneus homologados pela fabricante também são testados e indicados para o uso geral da moto”, afirma Rosinholi. Contudo, o especialista alerta que se pode trocar o modelo de pneu para um uso específico, mas é preciso respeitar as medidas originais da fabricante. 

“Um motociclista que usa bastante sua moto em estradas de terra pode optar por um pneu de perfil mais off road, assim como um proprietário de moto esportiva que acelere apenas em autódromos pode trocar por um pneu mais focado em desempenho em pistas. O importante é respeitar as medidas e especificações de fábrica da moto, como o índice de carga e velocidade”, esclarece Vitor Rosinholi.

4 – Pneu mais largo faz curva melhor

Calibre os pneus semanalmente; pressão correta garante mais segurança até em piso molhado. Foto: Divulgação Pirelli

Um dos maiores mitos diz que pneus mais largos são melhores para fazer curva. Isso não é verdade. Muita gente coloca um modelo mais largo porque acha que ajuda a fazer curvas ou simplesmente porque fica mais “bonito”.

Mas, segundo Eduardo Zampieri, piloto de testes de pneus de moto da Pirelli, um mais largo ou fora das medidas originais pode comprometer a dirigibilidade da moto. Além de influenciar até mesmo na suspensão, um pneu mais largo dificulta manobras rápidas. “Mudar de direção com a moto calçada com pneu mais largo fica muito mais lento, mais pesado. Isso atrapalha na hora de desviar de um buraco ou um obstáculo”, exemplifica o piloto de testes da Pirelli.

O coordenador de marketing moto da empresa afirma que usar pneus nas medidas recomendadas pela fabricante é ainda mais importante em motos modernas cheias de eletrônica. “Pneus mais altos ou largos, ou seja, com medida diferente da original, podem comprometer até mesmo o funcionamento do sistema de tração, por exemplo”, alerta Rosinholi.

5 – Pneu murcho consome mais combustível

Nesse caso, trata-se de uma verdade quase absoluta. Rodar com menos pressão do que a recomendada pode, sim, fazer sua moto consumir mais combustível. Isso acontece porque o pneu murcho tem maior área de atrito com o solo. “Quando isso ocorre, é necessário acelerar mais para atingir determinada velocidade. Assim, a moto ‘bebe’ mais”, explica Eduardo Zampieri.

“No caso de pneus bicompostos, aumentar a área de atrito pode até mesmo prejudicar a durabilidade e o desempenho dos pneus. Como foi projetado com um composto mais ‘duro’ no centro da banda de rodagem e mais macio nas laterais, o pneu pode se desgastar de forma desigual.

Com a calibragem correta, é possível aproveitar melhor a moto”, completa Vitor Rosinholi. O recomendável é verificar a calibragem dos pneus, ao menos, uma vez por semana.

Vale lembrar também que, se for levar garupa ou bagagem, é preciso calibrar o pneu de acordo com a pressão indicada pelo fabricante da moto. Essa pressão está indicada no manual do proprietário ou em alguma etiqueta fixada na moto.

Para saber mais sobre segurança viária, acesse o canal Maio Amarelo

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