Passion XPro motorcycles in Hero Motocorp Ltd. Indian motorcycle manufacturing plant in Gurgaon, India on September 24, 2019
A Hero MotoCorp apresentou à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) o projeto técnico-econômico que prevê a construção de uma fábrica no Brasil. A unidade fabril da gigante indiana ficará no Polo Industrial de Manaus (AM) e deverá produzir tantos motos elétricas quanto a combustão jjá em 2026.
Uma das maiores fabricantes de motos do mundo, com 5,9 milhões de unidades produzidas em 2024, a Hero terá uma subsidiária própria no Brasil. A chegada da gigante indiana ao mercado brasileiro foi antecipada por MotoMotor em agosto do ano passado.
As informações sobre a chegada da Hero ao Brasil surgiram em uma apresentação aos investidores sobre os resultados fiscais da companhia. De acordo com o relatório, a Hero teria uma linha de montagem no Brasil já neste ano. Em função da burocracia e dos trâmites para instalar uma fábrica em Manaus e gozar dos benefícios fiscais, o início da operação da fábrica da Hero deve ficar mesmo para 2026.
Com planos de expandir sua atuação global, a Hero iniciou a produção de motos nas Filipinas, em março de 2024, e agora virá o Brasil. O interesse da fabricante no mercado brasileiro cresceu, principalmente, após a vinda de outras marcas indianas ao País, como Royal Enfield e Bajaj.
Esta não é a primeira vez que a Hero demonstra interesse no mercado brasileiro. Em 2014, a fabricante indiana havia anunciado a intenção de entrar no país, mas o plano foi arquivado em função do combustível brasileiro, que usa uma mistura de gasolina e etanol, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.
Agora, representantes da empresa DDL Associados, consultoria responsável pelo projeto da fábrica da Hero no Brasil, se reuniram com a diretoria da Suframa. De acordo com a coordenadora da área de consultoria e projetos da DDL Associados, Karine Atala Frota, a unidade fabril da Hero deve começar a operar no início do próximo ano.
“Ainda estamos na fase inicial do processo, com a submissão do projeto à Suframa. A previsão é de que a unidade entre em operação cerca de seis meses após a aprovação do projeto, possivelmente no início de 2026”, explicou Karine.
Uma das líderes do mercado de motos na Índia, a Hero busca agora expandir sua presença na América Latina por meio do mercado brasileiro. Segundo a coordenadora, a planta em Manaus atenderá inicialmente ao mercado interno, com a possibilidade de exportar para outros países futuramente.
A previsão é que nas próximas semanas seja formalizada a criação do CNPJ da empresa no Brasil, marcando o início das etapas preparatórias para a instalação da unidade fabril. Embora tenha oficializado a planta produtiva em Manaus, a Hero não revelou detalhes da operação. Ainda não se sabe se a unidade operará no regime CKD (Completely Knocked Down), no qual as motos são montadas localmente a partir de kits importados, como funciona a também indiana Bajaj. Tampouco foram divulgados quais modelos a Hero irá trazer para o Brasil.
Atualmente, o Polo Industrial de Manaus (PIM) produz praticamente 90% das motocicletas vendidas no Brasil. No primeiro trimestre deste ano, o PIM faturou R$ 55,66 bilhões, o que representa crescimento de 15,61% em relação a igual período do ano passado.
O setor de Duas Rodas é o segundo maior em faturamento no PIM, responsável por 19,56% de participação. Dessa forma, fica atrás apenas do setor de bens de informática.
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“A instalação da nova fábrica deve gerar um volume expressivo de empregos diretos e indiretos na região, reforçando o papel estratégico da Zona Franca de Manaus no desenvolvimento industrial da Amazônia e na atração de investimentos internacionais”, afirmou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.