Faixa azul em SP deve chegar a 400 km de extensão até 2028, promete Nunes
Atualmente, faixas preferencias para motociclistas ocupam 221 km de vias na capital paulista

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que a faixa azul deve chegar a 400 km de extensão na cidade até 2028 ou, até mesmo, ultrapassar essa marca. Atualmente, a sinalização já se estende por 221,2 km na capital paulista. A promessa foi feita, ontem (26), durante a entrega de mais seis quilômetros da via preferencial para motos na Avenida do Estado, por onde passam 14,4 mil motocicletas por dia.
A Faixa Azul em SP é a aposta da administração Nunes para reduzir a morte de motociclistas na capital paulista. Em 2024, a cidade registrou 483 óbitos de condutores de motocicletas, um aumento de 20% na comparação com 2023.
“A atividade de uso da moto é perigosa, os dados mostram e a gente sabe que é. Aí compete a nós fazermos as ações para diminuir a letalidade, diminuir o número de acidentes e é isso que a gente está fazendo com a Faixa Azul, que tem sido reproduzida em outros municípios como São Bernardo, Santo André, por conta da experiência positiva que a gente vem tendo aqui”, afirmou o prefeito.
O número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com Faixa Azul caiu 47,2% de 2023 para 2024, de acordo com dados do Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito. O número absoluto caiu de 36 mortes em 2023 para 19 no ano passado.
Além da ampliação da faixa azul, o prefeito de São Paulo afirmou que prefeitura pretende implantar pontos de apoio para entregadores. De acordo com Nunes, os pontos terão banheiros, espaço para aquecer comida e para os motociclistas descansarem. Entretanto, a prefeitura não revelou onde ficarão os pontos de apoio e nem deu prazo para sua criação.
Motociclistas e motoristas aprovam a faixa azul, mostra pesquisa
De acordo com pesquisa realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e divulgada pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA), a faixa azul tem alto índice de aprovação entre os usuários de quatro vias que receberam a sinalização. Tanto motociclistas quanto motoristas afirmaram estar satisfeitos com a faixa preferencial.
A pesquisa ouviu condutores que utilizam a Avenida dos Bandeirantes, Avenida Sumaré, Avenida das Nações Unidas e Avenida 23 de Maio. Vias, como a Bandeirantes e a 23 de maio, por exemplo já contam com a faixa azul desde 2022.
Na Avenida dos Bandeirantes, 99% dos motociclistas e 89,8% dos demais condutores responderam que acham bom ou muito bom o projeto. Questionados se perceberam melhora no convívio na via, 98,07% dos motociclistas e 92,58% dos demais motoristas responderam que sim.
Na Avenida Sumaré, 96% dos motociclistas e 83% dos demais condutores têm alto nível de satisfação; 96,4% dos motociclistas e 88,05% dos motoristas também perceberam melhoras na via.
Na Avenida das Nações Unidas, os índices ficaram em 97% (motociclistas) e 87% (demais condutores). Os que perceberam melhora no convívio na via são 96,52% (motociclistas) e 88,10% (demais motoristas).
Na Avenida Vinte e Três de Maio, as perguntas foram diferentes. O compartilhamento da via melhorou para 93,9% dos motociclistas e para 70,3% dos demais condutores. Enquanto, 96,3% dos motociclistas e 91,5% dos demais motoristas acreditam que a Faixa Azul é um projeto benéfico.
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