Entre os dias 6 e 9 de junho, o Autódromo José Carlos Pace, na capital paulista, recebeu a edição 2024 do Festival Interlagos Motos. Depois de sucessivos cancelamentos do Salão Duas Rodas, o evento firmou-se como o principal do setor, com diversos lançamentos durante o Festival Interlagos. Tanto que atraiu um público recorde, 135 mil visitantes, de acordo com os organizadores.
Além de funcionar como um “salão”, o Festival Interlagos se diferencia por permitir que os motociclistas acelerem as motos na famosa pista. Neste ano, foram cerca de 13 mil test-rides no circuito. Assim como em anos anteriores, também houve diversas atrações para os fãs das duas rodas. Etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross, corridas de flat-track e uma pista de mobilidade, focada em scooters e motonetas de baixa cilindrada, divertiram os visitantes.
“O Festival Interlagos tem se destacado como um dos eventos mais relevantes para o segmento de motocicletas. É uma oportunidade para a Honda marcar presença e interagir diretamente com os apaixonados pela marca. Para essa edição, além de importantes lançamentos, como a nova XR 300L Tornado, queremos proporcionar conexão e experiência aos clientes e fãs da Honda, fortalecendo ainda mais a paixão sobre duas rodas”, destaca Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Honda Motos e CRM da Honda South America.
Uma das protagonistas do evento, além da renascida Tornado, a Honda montou um espécie de museu da marca, com modelos icônicos. Além da Honda, destaque para outras fabricantes japonesas, como a Yamaha e Kawasaki, que mostraram novidades interessantes no evento.
Confira agora uma lista com os sete principais lançamentos do Festival Interlagos Motos 2024.
Seguindo sua estratégia de resgatar modelos inônicos do passado, a Honda apresentou a renascida Tornado no Festival Interlagos Motos 2024. Embora tenha mostrado uma versão final do modelo, batizada de XR 300L Tornado, a marca não revelou especificações técnicas e nem o preço de sua nova moto trail. A fabricante japonesa se limitou a dizer que o modelo chega às lojas em julho.
Entetanto, um olhar mais atento ao modelo revela que a nova Tornado usa a mesma base mecânica da Sahara 300. A nova moto da Honda, contudo, tem proposta mais off-road do que sua irmã. Além de mais leve, deverá ser mais acessível – a Sahara 300 custa a partir de R$ 27.090. O motor é um monocilíndrico, de 293,5 cm³ de capacidade arrefecido a ar que produz 25,2 cv de potência máxima com etanol e 2,74 m.kgf de torque.
A Yamaha, finalmente, confirmou o lançamento da Ténéré 700 no Brasil. A marca japonesa realizou um grande evento para apresentar a bigtrail de dois cilindros no Festival Interlagos 2024. Ansiosamente aguardada pelos fãs da marca, a Ténére 700, contudo, só chega ao Brasil no ano que vem. Após a confirmação do modelo para o mercado brasileiro, a Yamaha anunciou que a pré-venda só começa no primeiro trimestre de 2025, frustrando, de certa forma, os fãs da marca. Afinal, a Ténéré 700 foi lançada no exterior em 2019.
A nova Ténéré usa o mesmo motor da MT-07, um bicilíndrico de 689 cm³ de capacidade, DOHC com arrefecimento líquido. Alimentado por injeção eletrônica, produz 73,4 cv de potência máxima a 9.000 rpm, e o torque máximo de 6,9 m.kgf a 6.500 giros. Com suspensões de longo curso e ciclística reforçada, a T7, como também é conhecido o modelo, tem proposta de ser uma moto aventureira para longas viagens. Preço e data exata de lançamento, contudo, não foram revelados pela marca japonesa.
Apesar de ter mostrado também a nova geração da Scrambler Icon, o principal lançamento da Ducati no evento foi, sem dúvida, a Diavel V4. A musculosa cruiser da marca italiana ganhou um novo design, já premiado internacionalmente, além de um novo motor de quatro cilindros em “V”.
Com 1.158 cm³ de capacidade, o V4 produz nada menos do que 168 cv de potência máxima. Vendida nas cores preta e vermelha, a Diavel V4 já está nas lojas com preço sugerido de R$ 139.900.
Composta por três modelos, a linha de 500 cc da Kawasaki chamou a atenção do público no Festival Interlagos. Além da custom Eliminator 500, mostrada no ano passado e que chega às lojas com preço a partir de R$ 39.990, a fabricante japonesa mostrou também a naked Z 500 e a esportiva Ninja 500.
O trio compartilha motor de dois cilindros e 451 cm³ de capacidade com arrefecimento líquido. Os modelos oferecem 51 cv de potência máxima, boa eletrônica embarcada e um pacote interessante para disputar o segmento de motos médias.
Ninja 500 e Z 500 devem chegar às lojas ainda neste ano, porém seus preços não foram definidos. Contudo, de acordo com a diretora comercial da marca no Brasil, Sonia Harue, os preços deverão ser competitivos para o segmento.
Além da cruiser R 12, anunciada antes do Festival, a BMW apresentou sua nova linha F, com motores bicilindricos paralelos, no evento. Formada pela F 800 GS, F 900 GS e F 900 GS Adventure, a linha de motos aventureiras deve chegar às lojas em breve.
Entretanto, como outros lançamentos do Festival Interlagos 2024, não teve seus preços revelados. Completamente renovada, destaque para a F 900 GS que ficou mais “off-road”, perdendo peso e ganhando potência.
Depois de encerrar a parceria com a indiana TVS, no início deste ano, a Dafra reforçou sua parceria com a taiwanesa SYM no Festival Interlagos Motos 2024, com dois lançamentos. A moto urbana NHX 190 e a scooter Joyride 300. Ambos devem chegar às concessionárias da marca até o final de 2024. Os preços, porém, ainda não foram divulgados.
Destaque para a scooter Joyride 300, que chega como mais uma opção da Dafra no segmento de scooters médios. O modelo usa o já consagrado motor da Citycom 300 CBS e do Citycom HD 300, mas com a novidade do controle de tração. Com design moderno, com iluminação full LED, e rodas de 15 polegadas, na dianteira, e 14, na traseira, a moderna scooter ainda conta com painel LCD colorido, carregador USB, para-brisa ajustável e chave de presença.
Empolgada com o sucesso da Super Meteor 650, a Royal Enfield decidiu antecipar o lançamento da Shotgun 650, uma versão mais jovem de sua moto cruiser. Embora o público aguardasse a chegada da nova trail Himalayan de 450 cc, a marca indiana resolveu apostar na sua plataforma bicilíndrica.
Com a mesma base mecânica da Super Meteor, mas um estilo bobber, a Shotgun compartilha o motor de dois cilindros, 650 cc e 47 cavalos da Royal Enfield. Com a possibilidade de ser customizada, a Shotgun deve chegar às lojas ainda neste ano, mas seu preço não foi divulgado. A expectativa é que o novo modelo custe menos do que os R$ 33.990 da sua irmã estradeia.