Maior feira de motos do mundo, o Salão de Motos de Milão 2024, também conhecido pela sigla EICMA, foi palco para diversos lançamentos, como acontece em todas as edições. A maioria das novidades apresentadas no evento são estreias mundiais e devem ganhar as ruas nos próximos anos. Algumas das novas motos, inclusive, devem vir ao Brasil.
Além da renovada Ténéré 700, confirmada pela Yamaha para o segundo semestre de 2025, lançamentos de Milão, como a Royal Enfield Classic 650, e até a tecnológica NC 750X devem chegar ao Brasil, em breve.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com as 10 motos mostradas em Milão – lançamentos ou não – que devem desembarcar no mercado brasileiro já no próximo ano; confira:
Apresentada em Milão com um design renovado e melhorias, como acelerador eletrônico, suspensões ajustáveis e um novo painel, a Ténéré 700 2025 foi confirmada pela Yamaha para o Brasil. A pré-venda acontece já no primeiro trimestre, porém a produção só se inicia em agosto. A previsão de chegada do modelo às lojas é em setembro do próximo ano.
Nova integrante da família bicilíndrica da Royal Enfield, a Classic 650 traz mais desempenho para o desenho mais clássico da marca indiana. Com o conhecido motor de dois cilindros e 47 cv de potência, a Classic Twin compartilha o quadro com a Super Meteor. Previsão de chegada ao País também é para o segundo semestre do ano que vem.
Apesar de não ser um lançamento em Milão, a Calibro é novidade no Brasil. Afinal, a Moto Morini anunciou planos de abrir uma fábrica no País em julho de 2025. A Calibro de 700cc tem motor de dois cilindros e 69 cv de potência e deve vir em duas versões: a custom e a bagger, com malas laterais.
Já a Seiemezzo tem motor V2 de 650cc que oferece 61 cv de potência. Com estilo mais naked, também terá duas versões: uma com rodas de liga-leve e outra, com estilo scrambler e rodas raiadas. Embora seja lançamento para o mercado brasileiro, a Seiemezzo não chega a ser uma novidade: já está no mercado há cerca de dois anos.
Modelo mais vendido da Moto Morini em outros mercados, a X-Cape deve repetir o sucesso no Brasil. Equipada com o mesmo motor V2 de 650cc, a aventureira média usa rodas aro 19 e 17, que podem ser raiadas ou de liga-leve. Também desembarca por aqui só no segundo semestre de 2025.
Além de um design renovado, a Honda NC 750X 2025 surgiu com mais tecnologia no Salão de Milão deste ano. A crossover recebeu um novo painel, com tela colorida de TFT e conectividade para smartphones, por meio do Honda Road Sync. Como faz sucesso no Brasil e já é produzida aqui na versão DCT, pode ser uma das primeiras novidades da marca japonesa a chegar ao País.
Embora não seja a principal novidade do estande da Suzuki em Milão, a GSX-8R, exposta no evento, virá para o mercado brasileiro, garante a J.Toledo. Versão carenada da naked GSX-8S, com quem compartilha o motor de dois cilindros e 800 cc, o modelo deve chegar por aqui ainda no primeiro semestre do ano que vem.
Feita para quem curte viajar rápido pelo asfalto, a aventureira esportiva GSX-S1000GX é outro modelo confirmado para chegar às lojas brasileiras em 2025. Equipada com um motor de quatro cilindros e 150 cv, oferece conforto e bom desempenho para longos trajetos.
Com formas mais agressivas e compactas, a naked de 900cc da Kawasaki apareceu com atualizações para 2025. Além de melhorias no chassi, traz uma eletrônica mais sofisticada e deve vir ao Brasil. Afinal, a Z900 é um dos modelos mais vendidos da marca no País.
Modelo mais famoso da Fantic, a Caballero 500 vai estrear o novo motor monocilíndrico de 460cc. Com duplo comando de válvulas no cabeçote, foi totalmente projetado na Itália e é 15% mais potente. Dessa forma, a modelo 2025 da Caballero 500 terá 45 cv e virá ao Brasil. No Brasil, a 2W Motors representa a Fantic.