Voltar
Mobilidade para quê?

Veja dicas para fazer a bateria da moto durar mais

Especialistas dão dicas para cuidar e aumentar a vida útil da bateria da sua moto; confira

Arthur Caldeira

09/10/2020 - 2 minutos, 58 segundos


honda-biz-110-na-avenida
As baterias originais duram entre 3 e 4 anos, se a moto for usada constantemente. Foto: Infomoto

Leia mais:
5 dicas para cuidar de sua moto durante a quarentena
20 dicas básicas para ter um carro sempre seguro e valorizado
Pneus: segurança é tudo

Não há nada mais frustrante do que tentar ligar a moto e o motor de partida não dar nem sinal de vida. Na maioria das vezes, isso significa problemas na bateria da moto, que pode ter ficado sem carga ou ter sofrido uma sobrecarga e “pifou”.

Mas em geral, o problema é mesmo a falta de carga. Em geral, uma bateria original dura entre três e quatro anos, se a moto for usada constantemente. Quem deixa a moto parada por muito tempo na garagem, pode se deparar com uma bateria descarregada, que não consegue nem dar partida na moto.

Mas esse tipo de problema pode ser evitado. Conversamos com especialistas que deram dicas de como fazer a bateria da moto durar mais; confira.

Moto tem que rodar

Deixar a moto parada na garagem por mais de cinco dias, por exemplo, pode não descarregar a bateria na primeira vez. Mas, se a sua moto fica muito tempo parada e a bateria em desuso, pode haver perda de energia, o que diminui a vida útil do componente.

O ideal é andar com a moto, pelo menos, uma vez por semana para que sua moto não fique sem bateria. Mas não adianta só ligar deixar ela na garagem. Rode por, no mínimo, uns cinco quilômetros, ou até que a moto atinja a temperatura ideal de funcionamento. Isso ajuda a carregar a energia da bateria. Portanto, lembre-se: moto tem que rodar.

Chave ligada

Muitos motociclistas têm o hábito de girar a chave de ignição da moto, enquanto o veículo está parado, sem dar partida. Outros desligam a moto no botão corta-corrente e se esquecem de virar a chave para desligar a moto.

OFERTAS 0KM

Isso faz com que o farol e outros componentes elétricos da moto consumam senergia e esgotem a capacidade da bateria. Por isso, só gire a chave quando for dar partida e, sempre que parar, desligue também a ignição.

Quanto dura a bateria

A bateria original deve durar entre três ou quatro anos, porém isso depende do uso da motocicleta. Em motos que rodam pouco a bateria dura menos, por falta de uso.

bateria-de-moto
Faça as manutenções periódicas para não ter problemas com a bateria. Foto: Divulgação

A instalação de acessórios – como alarmes, farol auxiliar ou sistema de som – também podem comprometer a durabilidade e a carga da bateria. Ou seja, antes de instalar, consulte o Manual do Proprietário ou um mecânico para se certificar que a bateria da sua moto tem capacidade para receber tais acessórios.

Mantenedor de bateria

Para quem não tem tempo ou não quer ter o trabalho de rodar com a moto frequentemente, um solução é suar usar um mantenedor de bateria. O aparelho fica ligado à tomada comum e mantém a carga da bateria na medida ideal (entre 13,5 e 14,5 V) sempre pronta para funcionar. Alguns desses aparelhos também têm a capacidade de dar uma carga na bateria.

Manutenção preventiva

A bateria supre toda demanda de energia da moto. Sistema de iluminação, injeção eletrônica, painel, etc… usam a energia gerada pelo componente. Por essa razão, é sempre importante fazer a manutenção para que sua moto esteja sempre em ordem.

O objetivo é detectar algum problema elétrico previamente. “Por isso, fazer manutenções na moto periodicamente, pode auxiliar para que a bateria funcione corretamente por mais tempo“, conclui o coordenador de assistência técnica das baterias Heliar, Adelmo Leite.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login