Motos 2024: veja 10 lançamentos que chegam ao Brasil neste ano

As novas Speed e Scrambler de 400 cc da Triumph prometem agitar o segmento de motos médias no País. Foto: Divulgação/Triumph
Arthur Caldeira
02/01/2024 - Tempo de leitura: 6 minutos, 44 segundos

Depois de um excelente 2023 para o segmento de duas rodas, marcas e fabricantes de motocicletas devem acelerar a chegada de lançamentos ao País neste ano. Diversas novas motos devem chegar ao Brasil em 2024.

As novidades já começam no primeiro trimestre, com o lançamento de modelos como as novas Triumph de 400 cc. Mas vem muito mais por aí. Só a indiana Royal Enfield prometeu três novas motos para o Brasil em 2024.

Além disso, os fabricantes terão de renovar o line-up para atender ao Promot 5, nova fase da lei de emissão de poluentes por motocicletas, que entra em vigor “para valer” a partir de 2025. Portanto, deve haver lançamentos que não estão nessa lista, mas que podem surpreender os motociclistas.

Confira agora nossa lista com 10 novas motos que chegam ao Brasil em 2024.

Triumph Speed 400

Desenvolvidas em parceria com a Bajaj, as novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400X só chegaram à Índia até agora. Equipadas com um inédito motor de 400 cc e 40 cv de potência, os modelos ainda trazem estilo clássico e muita tecnologia, como controle de tração.

Speed e Scrambler, ambas de 400cc, chegarão às lojas ainda no primeiro trimestre. Foto: Divulgação/Triumph

O lançamento mundial das novas motos de entrada da marca inglesa para os outros mercados acontece já em janeiro. A expectativa é que as novas Triumph de 400 cc comecem a ser produzidas no Brasil ainda no primeiro trimestre. Apesar do bom acabamento e da tecnologia incorporada, Speed 400 e Scrambler 400X terão preço competitivo.

Kawasaki Eliminator 450

Equipada com motor derivado da Ninja 400, a Eliminator 450 chega às lojas no segundo semestre deste ano. A única dúvida, porém, é como será seu nome. Nos Estados Unidos, a cruiser foi lançada e chamada de Eliminator 450, enquanto, na Europa, foi batizada como 500.

Equipada com novo motor de dois cilindros e 451 cm³, a Eliminator chega às lojas Kawasaki no segundo semestre.

Independentemente de qual será seu nome no mercado brasileiro, a Eliminator é mais uma aposta da Kawasaki no segmento de motos médias. Além de ter motor de cerca de 50 cv, o modelo ainda será mais uma opção de moto cruiser, estilo que, até então, carecia de opções no mercado brasileiro.

Bajaj Chetak

Exibida no Festival Interlagos 2023 apenas para testar a reação do público, a primeira scooter elétrica da indiana Bajaj também deve chegar por aqui em 2024. Movida por um motor elétrico de 4.200 W, alimentado por uma bateria de 60,4 V, a Chetak pode chegar apenas a 60 km/h. Apesar da baixa velocidade, sua bateria tem boa autonomia: 90 quilômetros, ou seja, trata-se de uma scooter elétrica essencialmente urbana. O tempo de recarga em uma tomada comum é de 4 horas.

Chetak, primeira scooter elétrica da Bajaj, pode vir ao País neste ano

Se o lançamento se confirmar, a Chetak pode, inclusive, ser montada em Manaus (AM), na futura fábrica própria da Bajaj, prometida para o segundo semestre.

Honda XRE Sahara 300

Embora tenha sido apresentada em novembro do ano passado, a nova Honda XRE Sahara 300 deve chegar a todas as concessionárias Honda em janeiro deste ano. Equipada com o mesmo motor da CB 300F Twister, além de trazer novo visual e ciclística, a Sahara 300 quer retomar o espaço da antiga XRE 300, que ficou fora de produção no ano passado.

Nova Sahara 300 quer retomar as vendas da antiga XRE 300, com novo motor e design. Foto: DIvulgação/Honda

Com preço sugerido a partir de R$ 27.090 para a versão standard, a nova Honda Sahara 300 chega como opção no segmento de motos trail. O modelo ainda terá outras duas versões: a Rally, com pintura diferenciada; e a versão Adventure, mais equipada para pegar a estrada.

Royal Enfield Himalayan 450

A nova geração da Himalayan passou por um renovação completa. A trail da marca indiana, apresentada no Salão de Milão 2022, ganhou design mais moderno, motor maior e mais potente e mais tecnologia. A nova Himalayan 450 também deve chegar ao Brasil em 2024, afinal a antiga geração de 411 cc fez sucesso no País.

Mais moderna e potente, nova Himalayan 450 também chega para brigar no segmento trail

Além de um motor maior de 450 cc, com arrefecimento líquido, a nova Himalayan traz ainda garfo invertido, na dianteira, e um belo painel digital com Google Maps. Embora não tenha sido definido ainda, o preço promete ser competitivo, porém superior à antiga geração da trail indiana.

Royal Enfield Super Meteor

A aguardada cruiser da marca indiana, lançada no início de 2023, deve, finalmente, desembarcar no Brasil ainda no primeiro semestre. Equipada com o mesmo motor bicilíndrico de 650 cc de Continental GT e Interceptor, a Super Meteor promete ser uma Meteor 350 com mais motor.

Além do estilo cruiser que agrada a tantos motociclistas brasileiro, a Super Meteor 650 oferece conforto para pegar a estrada. Vale destacar ainda o farol de LED e a suspensão invertida, na dianteira.

Honda 750 cc

Lançadas nos salões europeus de 2022, as novas Honda Hornet CB 750 e Transalp XL 750 devem, finalmente, desembarcar no mercado brasileiro. Equipadas com um inédito motor de dois cilindros, 750 cc e 92 cv de potência, as novas Honda de 750 cc deverão ser apresentadas ainda no primeiro semestre de 2024.

A renascida Hornet, com motor bicilíndrico de 750 cc, deve, finalmente, chegar ao Brasil em 2024. Foto: Divulgação/Honda

Além do novo motor bicilíndrico, as renascidas Hornet e Transalp trazem modos de pilotagem, controle de tração e painel conectado. Ambas devem ser opções mais acessíveis aos modelos de 1.000 cc da Honda, como a CB 1000R e a Africa Twin 1.100.

Nova Suzuki V-Strom 800

Seguindo a receita de Honda e Kawasaki, a Suzuki também lançou sua plataforma bicilíndrica de média capacidade no final de 2022. Embora tivesse planos de trazes as naked GSX-S 800 e V-Strom 800, a J.Toledo, que representa a Suzuki no Brasil, confirmou apenas o modelo aventureiro.

V-Strom 800 chega no segundo semestre em duas versões: SE (acima), com rodas de liga-leve, e DE, com rodas raiadas. Foto: DIvulgação/Suzuki

Equipada com um motos de dois cilindros paralelos, com 776 cm³ de capacidade e 84 cv de potência máxima, a V-Strom 800 terá duas versões. A DE, mais off-road, tem rodas raiadas e aro 21, na dianteira, enquanto a V-Strom 800 SE usa rodas de liga-leve, aro 19, na frente. As duas motos aventureiras da marca japonesa devem chegar às lojas, contudo, apenas no segundo semestre de 2024.

BMW R 1300GS

Lançada em outubro passado, a BMW R 1300GS chegou para substituir a bem-sucedida R 1250 GS, modelo mais vendido da marca alemã no Brasil. Dessa forma, não chega a surpreender ninguém que a nova geração da famosa bigtrail chegue em breve ao Brasil – MotoMotor, inclusive, já testou.

Nova geração da GS é uma das novas motos mais aguardados em 2024 no Brasil

Totalmente renovada, a nova GS 1300 tem motor inédito, maior e mais potente, além de novas tecnologias. Ainda não sabemos quais versões e configurações, tampouco o preço, da nova R 1300GS. A informação oficial é que a bigtrail deve começar a ser produzida no País em breve. A previsão para a chegada da R 1300GS às lojas brasileiras é no primeiro semestre de 2024.

Ducati Diavel V4

Apesar de ter sido lançada em outubro de 2022, a nova Diavel com motor V4 ainda não chegou ao Brasil. Ainda, pois tudo indica que a nova geração da cruiser italiana chegue ao País, finalmente, em 2024.

Nova geração da cruiser Diavel usa motor V4 de 170 cv. Foto: Divulgação/Ducati

Além do design renovado, destaque para seu novo motor V4 de 1.158 cm³ capaz de produzir 170 cv de potência máxima. Se a antiga Diavel já fazia sucesso no Brasil com motor V2, imagine essa nova geração com o potente V4 Granturismo, que já equipa a Multistrada e a Panigale?