Algum desavisado ou não muito ligado ao mundo das motocicletas pode estranhar o fato de que dois dos principais lançamentos recentes da indústria de motos no Brasil foram a Honda Tornado e a Yamaha Ténére. Dois modelos de motos que já fizeram muito sucesso no passado, saíram de linha e agora retornam como novidades.
Essa espécie de “onda retrô”, que parece ser uma tendência no mercado, está fazendo diversas marcas renascer modelos bem-sucedidos em décadas anteriores. Há diversos exemplos recentes. Além da Tornado, no final de 2023, a Honda renasceu a Sahara. A moto trail, que fez sucesso no início da década de 1990, voltou às lojas com novo motor e design.
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“Temos décadas de história no universo das duas rodas e modelos icônicos da Honda já fizeram parte da vida de muitos motociclistas. Ao apresentar novos modelos que resgatam esses nomes marcantes, a Honda destaca o seu protagonismo e traz uma combinação de inovação e nostalgia”, explica o Gerente de Marketing e Relações Públicas da Honda Motos, Renato Cruz.
Embora usem nomes antigos, as novas motos mantêm as características do modelo original. “Os motociclistas que vivenciaram essa paixão nas décadas passadas resgatam os bons momentos, mas com um diferencial da grande evolução tecnológica que os modelos passaram”, acrescenta Cruz.
Caso da nova Sahara 300, que manteve a proposta de ser uma moto versátil para viajar. Entretanto, o modelo que substituiu a XRE 300 trouxe um novo chassi e motor, além de tecnologias de segurança, como os freios ABS, e a iluminação totalmente de LED.
O fenômeno, porém, não é exclusividade do mercado brasileiro. Parece que o resgate de motos que fizeram sucesso no passado trata-se de uma tendência mundial. A Yamaha Ténéré, outra trail que fez fama nas décadas de 1980 e 1990, está de volta ao Brasil e chega às lojas em 2025.
Batizada com o nome de um temido deserto africano, a Ténéré 660 saiu de linha em 2016. Renasceu em 2019, na Europa, com o nome de Ténéré 700, e agora virá ao Brasil. Apesar do novo motor, bicilíndrico e com mais potência e capacidade, o modelo manteve sua proposta original. Ou seja, ser uma moto aventureira para rodar em qualquer estrada, até nas areias do deserto.
Outra novidade recente do mercado brasileiro, a custom Eliminator da Kawasaki, também inspirou-se em uma moto que fez muito sucesso nos anos 1980. Entretanto, quando foi originalmente lançada, em 1985, a Kawasaki Eliminator era uma custom esportiva de 900 cc. Agora, o nome Eliminator batiza uma custom de entrada, mais relaxada, no melhor estilo “sem destino”.
Até mesmo as pistas de motocross serviram de inspiração para outros lançamentos da Kawasaki, como as novas KX 250 e KX 450. Feitas para competição da modalidade, os modelos resgataram pinturas de décadas passadas para comemorar os 50 anos da fabricante japonesa nas pistas de motocross.