Coisa de criança? Não! Os patinetes para adultos existem e atraem cada vez mais adeptos. Em comparação à bicicleta, por exemplo, são compactos, fáceis de transportar e guardar, além de serem mais fáceis de conduzir.
Já é possível encontrar diversos modelos de patinetes para adultos no mercado. A escolha depende dos seus perfil e objetivo. Por isso, separamos algumas opções e dicas que podem ajudar a encontrar o melhor modal para você.
Esse patinete possui um display multifuncional no guidão que permite ao condutor acompanhar a velocidade e autonomia da bateria, além de sistema de iluminação em led, freio e farol dianteiro. Atinge velocidade máxima de 25 Km/h e suporta peso de até 120 Kg.
Com bateria de alta duração que atinge sua carga máxima entre 3 e 5 horas, esse patinete atinge até 25 km/h. O produto é dobrável, o que faz com que possa ser guardado mais facilmente. Indicado para adultos com até 100 Kg.
Opção de patinete para adultos usar em momentos de lazer, porque não é elétrico. Suporta pessoas com até 100 kg e tem guidão com regulagem para quatro níveis de altura até a máxima de 56 cm. Pesa 5Kg e é dobrável, o que facilita para guardar.
Este modelo tem rodas com aro 20, o que dá mais estabilidade ao movimento. Indicado para pessoas com até 120 Kg, o consumidor também pode optar por colocar reforço que suporta até 150 Kg.
Com três rodas em duas bases paralelas, este patinete oferece um movimento lateral que se assemelha ao de esqui na neve sem precisar impulsionar os pés no chão. O modal é dobrável, tem altura ajustável e suporta até 80Kg.
Os patinetes mais robustos são os mais indicados para quem pretende usar o modal como meio de transporte diário. Isso porque eles são mais resistentes e oferecem mais conforto. Para quem nunca pisou em um, as opções com 350 watts de potência são mais indicadas.
O sistema de iluminação, sinalização e outros recursos, como entrada USB e porta-objetos que alguns patinetes têm, podem entrar na lista de requisitos de quem vai usar o modal diariamente.
Ainda para quem deseja usar o patinete como meio de transporte, é importante conferir a potência do motor, se suporta o peso do condutor em subidas, por exemplo. Checar a autonomia da bateria, o tempo de carregamento e duração da carga é igualmente importante para entender se a opção vai atender às suas necessidades.
Já falando em manutenção, apesar de simples, é importante buscar referências sobre o fabricante para saber a qualidade do atendimento que ele oferece caso precise de reposição de peças. Considere, ainda, a assistência técnica para problemas com sistema elétrico, motor ou bateria, que são partes sensíveis do patinete e devem ser manuseadas por um especialista.
A condução de patinete para adulto também exige equipamentos de segurança. Capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras minimizam impactos. No trânsito, fique de olho na sinalização, pedestres e outros veículos. E circule, de preferência e quando possível, em ciclofaixas ou ciclovias, espaços próprios para esses modais.