Por que as mountain bikes são as que mais vemos nas cidades?
Henrique Avancini ocupa o 13° lugar do ranking mundial da modalidade. Mas isso é recente. As MTBs estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros
4 minutos, 1 segundo de leitura
13/10/2021
Por: José Guilherme Taveira, da Semexe
![por que mountain bikes?](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/10/por-que-mountain-bikes.jpg)
Com sua construção moldada para todos os tipos de terreno, as mountain bikes (MTB) ou, em português, bicicletas de montanha, certamente, são as mais populares no Brasil. Uma bike “curinga”.
É nítido que, quando saímos para pedalar, encontramos muitas delas pelas ruas e ciclovias nos grandes centros urbanos. Mas essa não seria uma bike específica para fazer trilhas e pedalar em estradas de terra? Sim e não.
Não é surpresa notarmos que o asfalto das metrópoles brasileiras, em sua maioria, é de qualidade duvidosa ou com muitos buracos e irregularidades para não chamarmos de crateras. O que percebemos, recentemente, para uma melhoria da malha asfáltica, são as operações “tapa-buraco”. Mas… Vamos às mountain bikes. De cara, adiantamos que, em sua maioria, as MTBs são bicicletas que possuem suspensão, seja no garfo, seja no quadro da bicicleta. Em outras palavras: pedalar com uma bike equipada com suspensão em locais que possuem uma diversidade de irregularidades e buracos faz algum sentido.
Bons argumentos
São modelos para todos os terrenos e possuem marchas (dianteira e traseira) para encarar trilhas, montanhas, pedras ou o nosso terrível asfalto. Bicicletas com marchas deixam o pedal mais confortável. Com marchas mais baixas (leves), o ciclista terá maior facilidade para encarar subidas. Com mais pesadas, ou altas, ele conseguirá maior velocidade, principalmente, no plano. Já são dois argumentos válidos para entendermos o porquê vemos muitas bikes MTBs em cidades: suspensão + marchas. Tem mais…
“Eu quero uma bike para utilizar em todos os lugares: seja na cidade, seja na praia, e também poder fazer algumas trilhas.” Eu já escutei essa frase algumas vezes e faz muito sentido. Essa bicicleta “pau para toda obra” existe. Prazer, mountain bike.
Principais características
- Rodas em aro 26, 27,5 e 29 polegadas. Hoje em dia, o tamanho mais desejado por ciclistas de MTB são as rodas com aro de 29 polegadas. Uma roda maior é mais rápida. Tem maior arranque, mais estabilidade, melhor tração.
- Pneus largos e com cravos: estabilidade e resistência (de 1,8 a 2,6 polegadas ou de 4,50 a 6,60 centímetros).
- Suspensão no garfo (hardtail) ou no quadro e no garfo (full suspension). O diferencial da full suspension é que esse modelo possui suspensão também no quadro, usualmente no tubo do selim, com o amortecedor conectado à balança traseira (chain stay). Como resultado, as bikes full suspension entregam mais estabilidade e conforto, principalmente nas descidas. Mas, em geral, bikes com full suspension são mais caras. Em contrapartida, as bikes hardtail (suspensão apenas no garfo) são mais leves e exigem menor manutenção. Ainda em maioria, notamos mais bicicletas com suspensão no garfo (hardtail).
- Material do quadro. Os mais procurados e fabricados são de carbono ou alumínio. Bikes com quadro de carbono são, em sua maioria, mais caras e mais leves. Já as bicicletas com quadro de alumínio, que também são excelentes, possuem menor custo, mas são um pouco mais pesadas.
Hoje, com o boom das bicicletas nos grandes centros, as mountain bikes continuam sendo maioria absoluta. Na cidade de São Paulo, elas não fogem à exceção, mesmo que seja para o uso nas ruas, ciclofaixas ou ciclovias. Veja os três principais motivos:
1) O conforto e, principalmente, a flexibilidade que a MTB oferece.
2) O custo/benefício, por ser mais acessível para as bikes de entrada.
3) A facilidade na revenda por causa da alta demanda.
Por último, afivele o seu capacete, calce o seu tênis, vista suas luvas e bora pedalar.
Brutalidade para encarar o asfalto das cidades
Elas são ideais para estarem nas trilhas e estradas de terra, subir e descer montanhas, passeios pela praia, na estradinha perto do sítio ou até mesmo para um rolê pelas ciclovias ou as esburacadas ruas das grandes metrópoles brasileiras. Confira cinco opções:
![](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Caloi-Explorer-Sport-preta-lateral-1024x645.jpg)
Nome: Caloi Explorer Sport 2021
Preço: R$ 2.909,99, em até 12 x de R$ 257,72
Condição: nova
Modalidade: mountain bike
Ano: 2021
Tamanho do aro: 29”
Peso: 14 kg
Para saber mais clique aqui.
![](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/10/groove_indie50-1024x683.jpg)
Nome: Groove Indie 50 2021
Preço: R$ 3.899, em até 12 x de R$ 345,30
Condição: nova
Modalidade: mountain bike
Ano: 2021
Tamanho do aro: 29”
Peso: 14,50 kg
Para saber mais clique aqui.
![](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/10/groove_HYPE-70-1024x683.jpg)
Nome: Groove Hype 70 27V
Preço: R$ 4.199,90, em até 12 x de R$ 371,95
Condição: nova
Modalidade: mountain bike
Ano: 2021
Tamanho do aro: 29”
Peso: 15 kg
Para saber mais clique aqui.
![](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Cannondale-Trail-5-1024x594.png)
Nome: Cannondale Trail 5 2021
Preço: R$ 5.299, em até 12 x de R$ 469,28
Condição: nova
Modalidade: mountain bike
Ano: 2021
Tamanho do aro: 29”
Peso: 15 kg
Para saber mais clique aqui.
![](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Cannodale_fundoBranco_Trail_SL_3_RRD_PD-1024x573.jpg)
Nome: Cannodale Trail SL 3 2021
Preço: R$ 11.299, em até 12 x de R$ 1.000,63
Condição: nova
Modalidade: mountain bike
Ano: 2021
Tamanho do aro: 29”
Peso: 14 kg
Para saber mais clique aqui.
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