Royal Enfield lança Himalayan 450 oficialmente no Brasil; veja versões, cores e preços

Completamente renovada, Himalayan traz novo motor de 450cc e 40 cv de potência. Fotos: Royal Enfield

Há 3h - Tempo de leitura: 5 minutos, 49 segundos

A Royal Enfield apresentou hoje (11), oficialmente, a nova Himalayan 450 no Brasil. Completamente renovada, a trail herda apenas o nome da antiga Himalayan 411. Exceto pela proposta de uso misto, tudo é novo na Himalayan 450. Do design, passando pelo motor, agora de 450cc e com arrefecimento líquido, até as suspensões e as rodas raiadas preparadas para pneus sem câmara da versão topo de linha.

A Royal Enfield, aliás, trará três versões da Himalayan 450 para o Brasil. As versões se diferenciam pelas cores e pelas rodas, com pneus com ou sem câmara. A trail chega às concessionárias da marca no País no próximo dia 19 de março, inclusive, com unidades disponíveis para test-ride. Os interessados podem reservar o modelo a partir do dia 19, às 19 horas em um site especial criado pela marca.

A Himalayan 450 chega para disputar o segmento de motos trail, o segundo mais popular, correspondendo a 19.7% das motos vendidas no mercado brasileiro. Embora tenha especificações de modelos mais premium, como BMW G 310GS e Triumph Scrambler 400X, a trail da Royal Enfield vai acabar brigando com a Honda Sahara 300, em função do seu preço competitivo. A trail da Honda tem preço inicial de R$ 29.580, mas pode custar até R$ 35 mil nas concessionárias.

A Royal Enfield lança a Himalayan 450 com preçofinal ao consumidor a partir de R$ 29.990 para a versão de entrada. Disponível em duas opções de cores: cinza com detalhes em azul e outra, cinza com detalhes em salmão.

Já a versão intermediária tem a cor preta e pneus com câmara, calçados em rodas douradas, e custa R$ 30.990. A versão topo de linha, que tem com rodas com raios especiais para pneus sem câmara, terá as cores branca e preta por R$ 31.990.

Himalayan 450 tem motor arrefecido a líquido de 40 cv

Visualmente, a Royal Enfield modernizou o design da Himalayan, mas manteve sua identidade visual. O para-brisa alto, o farol redondo e o para-lama bicudo continuam, mas têm linhas mais harmoniosos. O tanque ganhou formas arredondadas e maior capacidade. Agora também farol, piscas e lanterna usam LEDs.

Motor produz 40 cv de potência máxima e 4 m.kgf de torque; câmbio tem seis marchas

Montada sobre o motor mais moderno já construído pela Royal Enfield, a Himalayan representa um verdadeiro salto evolutivo em relação à antiga geração. Batizado de Sherpa 450, o monocilíndrico tem duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas e refrigeração líquida. O motor equipa a naked Guerrilla 450 que também virá ao Brasil.

Alimentado por injeção eletrônica, o motor tem 451,65 cm³ de capacidade e produz 40,02 cv de potência máxima a 8.000 rpm. Já o torque máximo de 4,08 mkgf chega a 5.500 giros. Com diâmetro (84 mm) maior do que o curso (81,5 mm), o novo motor gira mais e tem mais fôlego que o antigo monocilíndrico de 411 cm³. Outra novidade foi a incorporação de um acelerador eletrônico (ride-by-wire), permitindo, assim, a adoção de dois modos de pilotagem.

Além de mais potente e moderno, o propulsor ganhou um câmbio com seis marchas. Nova também é a embreagem assistida e deslizante, a fim de tornar o acionamento mais leve e confortável. De acordo com a Royal Enfield, o consumo do novo motor é de 27,85 km/litro de gasolina. Uma vez que o novo tanque comporta 17 litros, a autonomia pode superar os 450 quilômetros.

Himalayan ficou mais aventureira

Embora a evolução no motor seja a evolução mais esperada pelos fãs da Himalayan, não se pode deixar de mencionar o novo chassi. A trail ganhou um quadro de dupla trave em aço, além de um novo conjunto de suspensões. Na dianteira, a nova Royal Enfield Himalayan recebeu um garfo telescópico invertido, enquanto, na traseira, ganhou um novo monoamortecedor posicionado horizontalmente. Ambos com 200 mm de curso.

Suspensões – garfo invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira – têm 200 mm de curso

Manteve as rodas de 21 polegadas, na frente, e 17, atrás, mas com um novo aro de alumínio. A boa notícia é que agora existe a opção de raios externos para o uso de pneus sem câmara. Apesar de o pneu traseiro ser mais largo 140/80-17, o dianteiro manteve as medidas 90/90-21.

Os freios continuam sendo fornecidos pela ByBre, um divisão mais “acessível” da Brembo. Na dianteira, há um disco de 320 mm com pinça de dois pistões, já na traseira, um disco de 270 mm com pinça de um pistão. O sistema ABS vem de série, mas pode ser desligado.

Painel com Google Maps

Batizado de Tripper Dash, o painel da nova Himalayan é uma atração à parte. Embora tenha o clássico formato redondo, traz uma tela colorida de TFT e permite trocar entre os estilos analógico e digital. Contudo, o que mais chama a atenção é o sistema de navegação, baseado no Google Maps.

Painel tem tela colorida de 5” e conectividade com smartphones

Muito mais fácil de visualizar os mapas e as direções do que o antigo Tripper, o novo painel também tem conectividade com smartphones. Dessa maneira, pode-se, além de ver, ouvir as orientações do aplicativo e ainda ouvir música ou receber chamadas.

Royal Enfield Himalayan 450: cores e versões

A nova Royal Enfield Himalayan 450 terá três versões e quatro opções de cores no Brasil. A versão de entrada terá duas pinturas com base cinza: a Slate Poppy Blue tem detalhes em azul, enquanto a Slate Himalayan Salt traz adesivos na cor laranja. Ambas custam com frete e seguro R$ 29.990.

Kamet White
Slate Himalayan Salt
Slate Poppy Blue
Hanle Black

Já a opção intermediária estará disponível na roupagem Hanle Black, uma cor preta com detalhes em amarelos e rodas douradas. Com preço de R$ 30.990, terá rodas raiadas convencionais, ou seja, que usam pneus com câmara.

A mesma cor preta também será uma opção na versão topo de linha, cujo diferencial são as rodas preparadas para pneus sem câmara, e custa R$ 31.990. O que pode parecer um detalhe é, na verdade, uma facilidade em longas viagens, pois pneus sem câmara são mais fáceis de reparar em caso de um furo na estrada. Além da Hanle Black, a Himalkayan topo de linha terá a cor Kamet White, com tanque branco e grafismos que lembram, de acordo com a Royal Enfield, o degelo das montanhas do Himalaia.

A nova geração da moto trail também terá uma infinidade de acessórios para deixá-la mais preparada para aventuras. A Royal Enfield no Brasil venderá um kit promocional de lançamento, com malas laterais, top case e outros acessórios pelo preço de R$ 10 mil.