Segmento de motos bigtrail em alta: veja lançamentos que já estão no Brasil
Além da renovada BMW R 1300 GS, Triumph e Ducati apresentam novos modelos para longas viagens no mercado brasileiro
Misturando a versatilidade dos modelos trail com o conforto das estradeiras, o segmento de motos bigtrail, também chamadas de aventureiras, continua em alta, tanto no mercado brasileiro como mundialmente. De acordo com levantamento da Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos, o segmento maxitrail emplacou 26.346 unidades no ano passado, mais do que os modelos naked/roadster (25.016), geralmente o preferido dos brasileiros.
De olho nesse segmento que não para de crescer, as fabricantes promoveram uma verdadeira enxurrada de lançamentos de novos modelos bigtrail no início deste ano. A começar pela líder isolada do segmento, a BMW GS, que vendeu 5.527 unidades em 2023.
A nova geração do modelo, R 1300 GS, chegou ao País, no início de março, com diversas novidades. Além do motor de maior capacidade (1.300 cc) e potência (145 cv contra 136 cv da anterior R 1250 GS), a bigtrail perdeu peso e ganhou novas tecnologias, como o sistema de radares com aviso de colisão frontal.
Com cinco versões e preços que vão de R$ 99.900 a R$ 126.900, o primeiro lote esgotou-se em menos de 24 horas, “um sucesso estrondoso”, de acordo com a BMW. Tudo indica que a R 1300 GS deva superar o sucesso de sua antecessora, modelo mais vendido da fabricante alemã em todo o mundo e, também, no Brasil.
Bigtrail inglesa contra-ataca
A Triumph também apressou a chegada da sua representante no segmento, a Tiger 1200. Lançada mundialmente em fevereiro passado, a bigtrail inglesa desembarcou aqui já no mês seguinte, demonstrando a importância do mercado brasileiro.
A fabricante chegou com uma estratégia comercial agressiva: criou uma versão de entrada, porém já bem equipada, com preço de R$ 88.900, R$ 10 mil a menos do que a BMW e bastante competitivo para o segmento.
Entretanto, de acordo com as fabricantes, são as versões mais completas e recheadas de tecnologia que vendem mais. A Tiger 1200 tem diversas versões, com preços que variam entre R$ 88.900 a R$ 122.490, valores inferiores aos da rival alemã.
Para brigar com a R 1300 GS, a renovada bigtrail inglesa segue a mesma receita: ciclística robusta, suspensões de longo curso e muito conforto e tecnologia para encarar longas viagens. A Tiger 1200 se diferencia por ter versões dotadas de roda de 21 polegadas, na dianteira, enquanto as concorrentes usam aro 19.
O modelo 2024 sofreu alterações para melhorar o desempenho do motor de três cilindros e 150 cv de potência em baixas rotações. A Tiger 1200 também recebeu melhorias em sua ergonomia e outros itens de conforto. Destaque para o sistema que abaixa a suspensão traseira e reduz a altura do assento. A tecnologia, também presente na nova BMW GS 1300, torna essas grandes motos aventureiras acessíveis a pilotos de menor estatura.
A Triumph espera que a Tiger 1200 repita o sucesso de sua versão de 900 cc. Com 3.125 unidades vendidas no ano passado, o Brasil é o maior mercado mundial da Tiger 900. Não por acaso, a fabricante inglesa também acelerou o lançamento da nova geração, que chega às lojas brasileiras em maio.
Aventureira italiana
Apesar de mais cara, a Ducati aposta na linha Multistrada V4 para abocanhar uma fatia no segmento de motos bigtrail. Seu grande diferencial, aliás, é o motor de quatro cilindros em “V”, 1.158 cm³ e 170 cv, o mais potente entre as concorrentes.
A versão mais aventureira, chamada de Multistrada V4 Rally, já está confirmada para o País. Com suspensões de curso mais longo, rodas raiadas, pneus de uso misto e tanque de 30 litros faz jus ao seu nome, afinal é mais preparada para longas aventuras, seja qual for a estrada.
Além de mais potente, a Multistrada V4 Rally chega com o pacote mais completo entre as novas bigtrail. A versão Travel e Radar já traz o sistema com dois radares – frontal e traseiro -, além de malas laterais de série.
Claro que a extensa lista de equipamentos faz com que o preço da moto aventureira da Ducati seja o mais alto entre as novidades. A nova Multistrada Rally está à venda nas concessionárias da marca por R$ 149.990.
Novas motos bigtrail; veja a ficha técnica
Apesar da diferença entre seus motores, que variam de dois a quatro cilindros, todas as novas motos bigtrail que chegam ao Brasil têm a mesma proposta. São versáteis e confortáveis para longas distâncias, seja no asfalto ou na terra. Conheça as características de cada uma delas:
BMW R 1300 GS
Motor Dois cilindros opostos, 1.300 cm³
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Por cardã
Potência 145 cv a 7.750 rpm
Torque 15,2 mkgf a 6.500 rpm
Peso em ordem de marcha 237 kg
Preços de R$ 99.900 a R$ 126.900
Triumph Tiger 1200
Motor Três cilindros paralelos, 1.160 cm³
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Por cardã
Potência 150 cv a 9.000 rpm
Torque 13,2 mkgf a 7.000 rpm
Peso em ordem de marcha 240 kg
Preços de R$ 88.900 a R$ 122.490
Ducati Multistrada V4 Rally
Motor Quatro cilindros em “V”, 1.158 cm³
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Por corrente
Potência 170 cv a 10.750 rpm
Torque 12,3 mkgf a 8.750 rpm
Peso em ordem de marcha 260 kg
Preço R$ 149.990
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários