Com 21.992 unidades emplacadas em 2022, a Shineray foi a terceira marca de motos mais vendida em 2022 com 1,61% de market share, atrás apenas das gigantes Honda e Yamaha. Entretanto, grande parte das vendas se concentram ainda nos modelos de 50 cc, as famosas “cinquentinhas”, que fizeram a fama da marca de origem chinesa pelo custo acessível e baixo consumo de combustível. Instalada há 17 anos no País, a Shineray do Brasil, empresa de capital 100% nacional que representa a chinesa Shineray no País, agora aposta na expansão de sua rede própria e em motos de maior cilindrada para crescer até 25% em 2023.
O objetivo principal é aumentar as vendas em outras regiões do País, como o Sudeste. Para isso, a empresa já abriu cinco lojas próprias no Estado de São Paulo e ampliou seu portfólio de motos elétricas e a combustão. Atualmente, dispõe de 25 modelos, entre ciclomotores, motocicletas, scooters e triciclos. A grande maioria é montada no seu parque fabril inaugurado em 2015 no Complexo Industrial de Suape (PE), a 40 km da capital pernambucana, com capacidade para montar 700 mil unidades por ano.
A empresa encerrou 2022 com 8 lojas próprias abertas – duas em Pernambuco, uma no Ceará e cinco em São Paulo. Em 2023, os planos incluem a abertura de mais 12 pontos de venda da marca em todo o país. Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo estão no plano estratégico de expansão da montadora, além de Pernambuco.
Em sua rede própria, a Shineray pretende disponibilizar modelos, como a recém-lançada trail SHI 175, para test ride. “Temos investido continuamente em pesquisa e desenvolvimento de produtos, paralelamente à ampliação da nossa rede de vendas em locais estratégicos no estado de São Paulo. Tudo para melhorar a experiência do consumidor, que hoje encontra na Shineray um dos mais diversificados portfólios de motos do mercado brasileiro”, revela Thomas Edson, diretor de Supply Chain da montadora.
Para acompanhar a expansão da rede e dos produtos, a Shineray do Brasil também investe na melhoria no pós-venda e na disponibilidade de peças. Já existem três centros de distribuição, instalados no Cabo de Santo Agostinho (PE), Santo André (SP) e Fortaleza (CE). Recentemente, a marca criou um catálogo virtual e terá um portal exclusivo para atender a rede de assistência técnica para agilizar o atendimento ao cliente. Ambos os projetos estão em fase de testes.
“Estamos promovendo treinamentos técnicos com nossa rede credenciada na própria fábrica, que fica no Complexo Industrial de Suape, em Pernambuco. Somente neste ano promovemos seis turmas, com profissionais de todo o país”, destaca João Muniz, gerente de Desenvolvimento da Shineray do Brasil.
Outro pilar para sustentar o crescimento da marca fio a criação de um braço financeiro da montadora. Com o financiamento direto, pode-se adquirir todas as motos Shineray em até 48 parcelas, com uma taxa de juros variáveis, de acordo com a entrada. Contudo, a marca exige nome “limpo” e entrada de, pelo menos, 20% do valor da moto.
A ampliação do portfólio de modelos da empresa também faz parte do projeto de expansão da marca. Recentemente, a Shineray apresentou diversos lançamentos no mercado brasileiro. As novidades vão desde sua famosa cinquentinha Jet 50 repaginada, passando por modelos elétricos e a trail SHI 175. Conheça agora alguns dos lançamentos recentes da Shineray do Brasil.
Apresentada no segundo semestre do ano passado, a SHI 175 tem estilo trail e o maior motor entre os modelos da Shineray. O monocilíndrico de 175 cm³ produz 16 cv depotência máxima a 7.500 rpm e 1,43 kgf.m a 6.000 giros. Com partida elétrica e a pedal, a SHI 175 tem câmbio de cinco marchas e transmissão final por corrente.
Ainda no ano passado, a Shineray também apresentou a Jef 150s, modelo que selou o retorno da montadora ao concorrido segmento de 150 cilindradas. Com câmbio de cinco marchas e partida elétrica, a Jef 150s promete chegar a 120 km/h. O preço de R$ 12.290 é bem inferior ao das concorrentes Yamaha Factor 150 e a própria Honda CG 160.
Embora queira deixar de ser conhecida apenas pelas suas cinquentinhas, a Shineray também renovou a Jet50, seu modelo mais famoso. O ciclomotor de 50 cc da Shineray ganhou painel digital, entrada USB e novas opções de cores. O preço continua atrativo: R$ 8.790. Vale lembrar que, apesar de ser uma cinquentinha, o modelo precisa de placas e, ao menos, a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).
Em abril deste ano, a marca mostrou sua CUB de 125 cc repaginada. O modelo ganhou painel digital e, entrada USB e porta-objetos sob o banco. Apesar da semelhança com a Honda Biz, o desempenho da Jet 125ss é bem inferior à motoneta da Honda, pois o modelo chega só a 75 km/h. Contudo, seu preço também é menor: R$ 9.290 contra os R$ 13.370 cobrados pela Biz 125.
Enquanto investe em motos de maior cilindrada, a Shineray também tem planos de ampliação da linha de modelos eletrificados. A montadora lançou em março a nova SHE E-Jef, uma moto elétrica com motor de 3.000 W e autonomia para até 80 quilômetros. Seu preço, porém, é mais elevado do que outros modelos vendidos pela Shineray. Vendida nas cores branco pérola, vermelha e preta, a SHE E-Jef tem preço sugerido de R$ 21.490.