Vai viajar de moto? Guia do Mototurismo traz atrações e destinos em 57 cidades de SP
Publicação reúne rotas, museus e até eventos para motociclistas nas estradas paulistas

Está pensando em viajar de moto, mas não sabe aonde ir? O Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo reúne 118 atrações e destinos em 57 cidades paulistas. A seleção vai desde eventos temáticos para motociclistas até atrativos que complementam a viagem, como mirantes, museus, monumentos, parques, postos de combustível, restaurantes, entre outros. Tudo para você que pensa em viajar de moto em SP.
Criado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Confederação Brasileira de Mototurismo, o Guia foi lançado durante o 2º Congresso Brasileiro de Mototurismo. O evento, realizado na cidade de Socorro (SP) entre 19 e 21 de setembro, teve como tema “Liberdade e Liberdade – a de andar de moto e a de viajar!”.
O mototurismo é um fenômeno que ganhou força após a pandemia. Ao viajar de moto, os turistas percebem a sensação de liberdade e aventura, descobrem novos destinos. Além disso, é possível viajar sozinho, em família ou grupo de amigos, ou mesmo participar de um motoclube.
A economia é outro fator que chama a atenção dos visitantes, pois muitas estradas não cobram pedágio de motos ou o valor é menor. “O mototurismo também é uma atividade que movimenta toda a cadeia turística, dos postos de combustível até as lojas de artesanato, e gera emprego e renda para os municípios”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.
Viajar de moto em SP: conheça destinos e atrações
O Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo é um verdadeiro almanaque para os motociclistas. A publicação reúne 118 atrativos e serviços em 57 cidades paulistas. Entre os atrativos, está o município de Apiaí, no Vale do Ribeira, onde fica a famosa a Rota Rastro da Serpente, apelido da Rodovia Sebastião Camargo. A rota começa em Capão Bonito, passa por outras cidades do Vale do Ribeira, e vai até Curitiba, já no Estado do Paraná.

Logo na entrada do município, há a Praça Rastro da Serpente onde os motociclistas se sentem em casa. Isso porque há um dos 29 monumentos da “Rota Biker”, movimento que celebra a cultura motociclística no Brasil e conecta destinos por meio de monumentos distribuídos pelo país. Além disso, há o Café da Serpente, loja de artesanato e souvenirs. No local, ainda há um Centro de Informações Turísticas (CIT) e turismo receptivo, com atendimento aos motociclistas e indicação de atrativos. Apiaí também conta com restaurantes, postos de combustível e conveniências.
Veja também: 5 estradas para andar de moto perto de SP
Já em Caraguatatuba, os viajantes de moto podem fazer o passeio da Orla Porto Novo ao Mirante do Camaroeiro, com aproximadamente 7 km de pista à beira-mar. O passeio começa na Avenida José Herculano e vai até a Avenida Arthur Costa Filho (orla central). No caminho, podem sentir o vento no rosto e ter vista para o Rio Juqueriquerê, a praia central e os principais pontos turísticos da cidade.
Museus de moto
Em Garça, existe o Zapata Garage, museu de motocicletas clássicas restauradas. Administrado pelo casal Mário e Lucia Zapata, o museu tem motos raras de 1916 a 1980 e os veículos estão expostos em um espaço de dois andares para comportar a quantidade de motos restauradas.
Por sua vez, em Socorro, que foi palco do 2º Congresso Brasileiro de Mototurismo, existe o Centro Cultural Movimento. Espécie de museu, o local conta a história da motocicleta e da bicicleta no Brasil; além de restaurante, banheiros, guarda volumes e estacionamento para motos.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários