Vietnã proíbe motos a gasolina na capital a partir de 2026 | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Vietnã proíbe motos a gasolina no centro de Hanói a partir de 2026

Por: Arthur Caldeira . Há 24h
Meios de Transporte

Vietnã proíbe motos a gasolina no centro de Hanói a partir de 2026

Objetivo é eliminar o uso de combustíveis fósseis na capital vietnamita até 2028

2 minutos, 11 segundos de leitura

23/07/2025

Vietnã proíbe motos a gasolina no centro de Hanói a partir de 2026
Com mais de 9 milhões de veículos, a maioria motocicletas e scooters, Hanói sofre com o trânsito e a poluição. Foto: Adobe Stock

A partir de julho de 2026, motos a gasolina não poderão mais circular no centro da capital vietnamita, Hanói. Até 2028, a proibição será estendida também aos automóveis particulares movidos a combustíveis fósseis. O plano do governo vietnamita é expandir a proibição pra todo o anel viário de Hanói a partir de 2030.

O objetivo é combater a poluição do ar e promover a mobilidade sustentável, de acordo com a imprensa local. Com mais de 9 milhões de veículos, a maioria motocicletas movidas a gasolina, a capital vietnamita está sufocada em tráfego e poluiçãoUm estudo de 2023 atribui 87% das emissões de monóxido de carbono e 66% do material particulado a veículos de duas rodas.

Entretanto, a transição para uma mobilidade elétrica no Vietnã promete ser tudo menos simples. Atualmente, segundo estudos, o transporte público cobre apenas 19% da demanda na capital. Além disso, apenas uma das nove linhas de metrô planejadas foi concluída e os ônibus fazem somente 14% do total de viagens.

O governo vietnamita terá que superar inúmeros obstáculos antes de fazer a transição para os veículos elétricos. O primeiro problema são os altos custos das scooters e motos elétricas. Especialistas também apontam a falta de estações de carregamento, a ausência de padrões nacionais e a fragilidade da rede elétrica como problemas para a transição energética.

Além disso, a substituição de milhões de veículos pode gerar toneladas de resíduos tóxicos, incluindo óleos usados, baterias e componentes mecânicos. De acordo com o Banco Mundial, a transição exigirá investimentos de mais de 1,5 bilhão de euros para medidas como subsídios para a população de baixa renda, incentivos para o sucateamento da frota atual, empréstimos subsidiados e a expansão da infraestrutura.

Outras cidades também têm restrições

A medida do governo vietnamita, contudo, não é uma novidade. Algumas cidades europeias também criaram restrições para veículos mais antigos movidos a combustíveis fósseis.

Leia também: Bolonha adota limite de 30 km/h: saiba por que outras cidades estão fazendo o mesmo

Em Milão, na Itália, por exemplo, a partir de outubro deste ano, as motos e scooters com motores dois tempos a gasolina não poderão circular no centro expandido da cidade. O governo da cidade italiana também já divulgou um calendário com restrições para motos quatro tempos mais antigas, ou seja, que poluem mais.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login