10 dicas para melhorar a convivência entre motoristas e motociclistas
Elaboramos um guia com dicas de segurança para que condutores de automóveis e de motos convivam melhor no trânsito; confira
Enquanto no Brasil há o Maio Amarelo, que chama atenção para a segurança viária, nos Estados Unidos, Maio é o mês de conscientização da segurança da motocicleta. Isso acontece porque, nesta época do ano, a primavera no hemisfério norte eleva as temperaturas e o clima fica mais agradável para pilotar motos. Com isso, a Administração Nacional de Segurança Viária (National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA), órgão do governo norte-americano, escolheu maio para difundir a mensagem de que “a segurança dos motociclistas significa a segurança de todos”. Traduzimos esse guia com dicas para motoristas e motociclistas convivam melhor no trânsito.
A campanha já existe há alguns anos, mas ganhou ainda mais importância, pois as mortes de motociclistas cresceram 7,7% de 2020 para 2021 nos Estados Unidos. De acordo com o Departamento de Transportes do país, os motociclistas têm participação muito grande nos acidentes de trânsito fatais. Em 2021, houve 5.932 motociclistas mortos – 14% de todas as mortes no trânsito. Os dados da NHTSA mostram que este é o maior número de motociclistas mortos desde pelo menos 1975.
Distração e álcool são principais causas
“Os dados da NHTSA podem ser de 2021, mas distração, excesso de velocidade e dirigir ou pilotar sob a influência de álcool ou drogas continuam a ser problemas hoje; no entanto, essas são as coisas que podemos mudar”, disse Rob Gladden, vice-presidente de operações de treinamento de Motorcycle Safety Foundation, fundação que há 50 anos difunde os conceitos de pilotagem segura para motociclistas nos EUA. “Maio é o Mês da Conscientização sobre a Segurança da Motocicleta e queremos chamar a atenção para como uma direção inteligente e atenta pode salvar vidas”, explica Gladden.
Os acidentes afetados por distração aumentaram 12% de 2020 a 2021, de acordo com a NHTSA. Enquanto as mortes relacionadas ao excesso de velocidade aumentaram 7,9% e as mortes por direção sob efeito de álcool aumentaram 14%.
“Um dos maiores riscos para os motociclistas são os motoristas que não veem o motociclista e desviam, mesmo que não estejam dirigindo distraídos”, disse Gladden. “Portanto, se você estiver distraído – usando o celular, comendo ou conversando com outros passageiros – os riscos aumentam exponencialmente para os passageiros. Se estiver dirigindo, fique atento. Procure ativamente por motociclistas e olhe duas vezes, especialmente antes de mudar de faixa ou virar.”
Para contribuir com a campanha, Motorcycle Safety Foundation elaborou um guia com dicas para melhorar a convivência entre motoristas e motociclistas. Confira como mudanças no seu comportamento pode ajudar a salvar vidas:
Para motoristas de carros e caminhões
1 – Procure ativamente por motociclistas: embora muitos carros tenham sistemas de detecção de ponto cego e prevenção de colisões, eles não são à prova de falhas. Use também seus olhos e espelhos para verificar tudo ao seu redor. Os motociclistas podem ser facilmente escondidos em pontos cegos ou por outros veículos, então olhe duas vezes antes de realizar uma manobra, como mudar de faixa.
2 – Concentre-se em dirigir: Desligue o telefone celular; não deixe que animais de estimação e passageiros o distraiam.
3 – Use as luzes indicadoras de direção: sinalize suas intenções. Isso pode ajudar outras pessoas a saber o que esperar ou até mesmo alertá-las para que saiam do seu caminho se estiverem em seu ponto cego.
4 – Dê espaço aos veículos de duas rodas: não anda muito próximo da moto a sua frente, ou seja, não cole na traseira da moto. Em uma via de mão duplo, não fique muito perto das motos, dê-lhes espaço para manobrar e ajustar-se às condições da estrada.
5- Mantenha as coisas no veículo: Não jogue lixo ou cigarros pela janela. Certifique-se de que a carga esteja segura para que não caia na estrada e se torne um perigo.
Para os condutores de motos e scooters
6 – Seja visto: Use roupas brilhantes e um capacete de cor clara. Mantenha o farol sempre aceso, dia e noite, e evite circular em pontos cegos de carros e caminhões. Se possível, pisque a luz do freio ao desacelerar e antes de parar.
7 – Finja que você é invisível: se você presumir que os outros não podem vê-lo, tende a pilotar com mais atenção. Procure constantemente por condições variáveis, como um carro que vai entrar na via ou um buraco na estrada, para avaliar e responder a perigos antes de ter que reagir a uma emergência.
8 – Pilote sempre equipado: use equipamento de pilotagem adequado da cabeça aos pés. Capacetes integrais fornecem a melhor proteção. Use também jaquetas, calças, luvas e botas feitas para andar de moto. Além de serem feitas de material resistente à abrasão, oferecem conforto e proteção adicionais.
9 – Siga as leis de trânsito: dirigir com respeito – e legalmente – cria um ambiente mais seguro para todos. Manobras inesperadas podem assustar ou confundir outras pessoas e causar um acidente.
10 – Antes de pilotar, inspecione sua moto: faça uma checagem nos pneus e rodas, verifique os fluidos, os cabos e o funcionamento do sistema de iluminação.
Além do guia, a fundação criou um site (em inglês) com dicas para ajudar os motoristas a interagir e respeitar as motos no trânsito. Claro que o trânsito nos Estados Unidos é bem diferente da nossa realidade, mas algumas dicas são universais.
Não se trata de determinar quem está certo ou errado. Pelo contrário. O objetivo é um só: evitar acidentes. Leia e pense a respeito. Seja você um motorista ou motociclista.
Leia mais sobre segurança viária no canal Maio Amarelo.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários