Mobilidade para quê?

4 vantagens de alugar um carro no dia a dia

Aluguel de carro pode ser alternativa para quem precisa se deslocar com frequência, mas não quer comprar um veículo

2 minutos, 51 segundos de leitura

14/01/2022

Por: Redação Mobilidade

aluguel de carro
Uma vantagem do aluguel de carros é a possibilidade de dirigir modelos diferentes, do compacto ao SUV. Foto: Getty Images

Apesar dos meios de transporte compartilhados, em algumas situações, ter um automóvel à disposição pode facilitar a vida – seja porque tem filhos, pets, porque transporta um PCD ou quer ter mais autonomia em algumas situações cotidianas. Pensando nisso, listamos algumas vantagens do aluguel de carros: 

1- Economia 

O aluguel de carros pode ser financeiramente mais vantajoso do que a compra em muitos pontos. Um deles é que a pessoa não terá que arcar com custos de seguro, manutenção e impostos, que ficam sob responsabilidade da locadora. Em caso de pane, por exemplo, basta acioná-la. Nesse sentido, é importante escolher bem a locadora para não ficar desamparado em situação de emergência. 

O aluguel de carro pode sair mais barato também em comparação ao gasto com outros tipos de transporte individual. As locadoras, geralmente, oferecem um valor de aluguel menor quanto maior forem os dias de uso do veículo e antecedência de solicitação do serviço. Quem costuma se deslocar com frequência, seja em viagens curtas ou longas, consegue economizar alugando carro do que pedindo táxi, carro por aplicativo e até mesmo com passagens de ônibus. 

2- Liberdade de deslocamento

Para quem precisa utilizar o automóvel em momentos esporádicos, o aluguel de carro é vantajoso por permitir mais liberdade de deslocamento em qualquer dia e horário. O locatário não fica dependente dos itinerários dos transportes públicos e imprevistos do carro por aplicativo.

3- Possibilidade de escolher o modelo de acordo com a necessidade

Outra vantagem do aluguel de carros é a possibilidade de dirigir modelos diferentes, do compacto ao SUV, de categoria popular ou luxuosa. Isso permite pegar o veículo de acordo com as necessidades e objetivos daquele momento, se a trabalho, negócios, viagem ou para resolver problemas corriqueiros. 

4- Flexibilidade na devolução do veículo 

Grandes locadoras de veículos costumam ter postos espalhados em diversas regiões e, geralmente, próximos a locais estratégicos, como pontos comerciais e aeroportos. Não é difícil encontrar empresas que permitem que a devolução do carro alugado seja feita em um estabelecimento diferente de onde foi retirado. Apesar de terem taxas adicionais, esse serviço pode dar mais flexibilidade para as pessoas resolverem questões do dia a dia e fazerem integração com outros meios de transporte para voltar para casa ou se deslocar a outros endereços, sem precisar voltar ao primeiro ponto para devolver o veículo. 

Dicas para alugar um carro 

Planejamento é importante para desfrutar dos benefícios de alugar um carro para utilização no dia a dia. Algumas dicas podem ajudar a entender se essa é realmente a melhor solução para seu caso ou se deve continuar usando o transporte compartilhado

  • Fale com diversas locadoras e confira avaliações de clientes sobre a assistência oferecida. Compare os orçamentos para entender qual o melhor custo x benefício. 
  • Se costuma gastar muito com aplicativos de viagens, calcule a frequência que utiliza o transporte  e sua despesa com isso para comparar ao orçamento da locadora no mesmo período. Dessa forma, poderá concluir se o aluguel de carro é vantajoso para seu caso. 
  • Escolha um veículo que seja compatível com as suas necessidades e objetivos. Com isso, o custo X benefício será ainda maior.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login