Em uma emergência ter ou não o sistema de freios ABS na moto pode ser a diferença entre sofrer um acidente ou passar um susto. O sistema antitravamento, conhecido como ABS, vem da sigla em inglês Anti-lock Braking System. Como muitas pesquisas revelam, os freios ABS em motos podem salvar vidas. Pensando nisso, fizemos uma lista com as cinco motos com freios ABS mais baratas à venda no Brasil.
O ABS tem a capacidade de perceber que uma das rodas, ou ambas, irá travar em uma frenagem. Em questões de milissegundos, o sistema alivia a pressão nos pistões da pinça de freios e “libera” a roda por instantes, voltando a frear novamente. Com isso, o piloto poderá controlar e moto e evitar uma queda ou desviar do perigo. Lembre-se que o ABS não reduz a distância de frenagem, porém evita que o piloto perca o controle da moto durante uma frenagem de emergência.
Bastante útil, o sistema ABS passou a ser obrigatório nas motos acima de 300 cc em 2019. Ou seja, todas as motos dessa cilindrada ou acima têm de vir com freios antitravamento de série. Abaixo dessa capacidade cúbica, os freios CBS também são mandatórios.
Entretanto, não confunda o sistema de freios combinados, conhecido pela sigla CBS, que também vem do inglês Combined Braking System, com o ABS. O CBS divide a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira. Embora ajude a parar com mais eficiência não evita o travamento das rodas em situações extremas.
Mesmo sendo obrigatório apenas em motos maiores, alguns fabricantes já oferecem modelos de menor cilindrada com o sistema ABS. A maioria desses modelos têm o sistema apenas na roda dianteira. Apesar disso, é de grande valia, pois ao travar a roda da frente, o tombo é quase inevitável.
Conheça as cinco motos mais baratas que oferecem o sistema ABS. Elaboramos essa lista com base nos preços sugeridos pelos fabricantes. Contudo, concessionárias cobram também frete e seguro, além de poderem vender pelo preço que desejarem. Confira.
Lançada no início de 2022, a Yamaha Fluo traz equipamentos que, até então, eram inéditos em scooters de entrada. Equipada com motor de 125 cc, a Fluo traz chaveiro de presença (Smart Key), sistema Start & Stop, além de freio ABS só na dianteira. Entretanto, na roda traseira, a scooter de 125 cc da Yamaha ainda usa freio a tambor.
Modelo de entrada da gigante indiana Bajaj no País, a Dominar 160 tem sistema ABS na dianteira – assim como sua irmã de 200 cc. Equipada com motor de 160 cc, que produz 17 cv de potência, a Dominar 160 tem freio a disco nas duas rodas, mas o sistema ABS atua apenas na roda dianteira.
Apesar de seu motor de apenas 150 cc, a Yamaha FZ 15 aposta em uma lista de equipamentos superior para a categoria e bom acabamento para inaugurar o segmento premium de baixa cilindrada. Além da suspensão traseira monoamortecida, a FZ 15 sai de fábrica com freio ABS na roda dianteira. Outros diferenciais da pequena Yamaha são o farol de LED e o painel totalmente digital.
A trail, lançada no ano passado para brigar com Honda Bros e Yamaha Crosser, tem freio a tambor, na traseira, mas conta com sistema ABS no disco dianteiro. Equipada com suspensões de longo curso e pneus de uso misto, a Haojue NK 150 concorre diretamente com a Crosser 150 da Yamaha que também oferece ABS na dianteira. Contudo, o modelo da marca japonesa tem disco também no freio traseiro.
Scooter mais vendida do Brasil, a PCX também conta com uma versão com freios ABS. Embora atue apenas na roda dianteira, a exemplo dos outros modelos dessa lista, a PCX conta ainda com freio a disco na traseira. Na mais recente geração, que recebeu motor de 160 cc, a scooter Honda ganhou ainda controle de tração, outro sistema que contribui para aumentar a segurança dos motociclistas.