Cartão Fidelidade: veja como pagar passagem mais barata na CPTM e no Metrô
Dependendo do valor a ser recarregado, o passageiro pode pagar uma tarifa de R$ 4,34 em cada passagem
2 minutos, 17 segundos de leitura
08/01/2024
Desde o dia 1 de janeiro de 2024 a nova tarifa, de R$ 5, está sendo aplicada em trens e no Metrô de São Paulo. Mas, com o Cartão Fidelidade, os passageiros conseguem economizar na passagem.
Vale lembrar que a prefeitura da capital paulista decidiu não aplicar o reajuste de R$ 0,60 nas tarifas dos ônibus urbanos, que continua no valor de R$ 4,40.
O Cartão Fidelidade pode ser adquirido e recarregado nas cabines de recarga do Bilhete Único localizadas nas estações do Metrô, CPTM e também nas estações da linha 4-Amarela (ViaQuatro) e das linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda (ViaMobilidade).
Para adquirir o cartão há um custo inicial e único de R$ 2, sendo obrigatória uma carga inicial equivalente a, no mínimo, 8 viagens (R$ 37). O Cartão Fidelidade funciona no sistema de cotas, ou seja, só é possível realizar a recarga nos valores equivalentes a 8, 20 ou 50 viagens:
- 8 viagens: recarga de R$ 37
- 20 viagens: recarga de R$ 90
- 50 viagens: recarga de R$ 217
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Regras para utilização do Cartão Fidelidade
Quando usado mais de uma vez no metrô, deve-se respeitar um tempo entre uma utilização e outra.
- 10 minutos: se o usuário embarcar na mesma linha e estação diferente do embarque anterior. Por exemplo: se um passageiro embarcar na estação Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha) e desembarcar na estação Santana (Linha 1-Azul), ele só poderá embarcar novamente na estação Santana depois de 10 minutos.
- 20 minutos: se o usuário embarcar na mesma linha e mesma estação do embarque anterior. Caso o passageiro desembarque na estação Consolação (Linha 2-Verde) e, por algum motivo, queira embarcar novamente nesta estação, será preciso aguardar 20 minutos.
- 20 minutos: em estações integradas com a CPTM ou Via Quatro. Por exemplo: se o passageiro embarcar na estação Parada Inglesa (Linha 1-Azul) e desembarcar na estação Luz (integrada tanto a CPTM como também a ViaQuatro), o embarque só estará autorizado depois de 20 minutos.
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Em caso de erro de leitura ou outro problema de acesso ao sistema
O embarque deve ser realizado por meio de outro cartão ou bilhete. O usuário deve comparecer aos Postos de Atendimento localizados na estação Sé do Metrô para a análise do cartão. Caso a correção não seja possível, será emitida uma segunda via em um prazo de 72 horas.
Horário de atendimento:
Posto Metrô: das 7 às 19 horas – de segunda a sexta (exceto feriados e “pontes” de feriado).
Para demais informações, o Metrô disponibiliza o telefone 0800 770 7722 que atende todos os dias das 5h00 à 0h00.
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