Há mais de 2 mil anos, o filósofo grego Aristóteles (382 a.C.–322 a.C.) fez uma reflexão que continua absolutamente atual até os dias de hoje. Segundo ele, “nós somos o que fazemos repetidamente: a excelência não é um feito. É, sim, um hábito.Esse pensamentotraduz o trabalho do Observatório Nacional de Segurança Viária para conscientizar as pessoas, incluindo os líderes de segmentos dessa área, sobre a importância de boas e corretas práticas no trânsito.
Em dez anos, desenvolvemos pesquisas com foco no “fator humano”: a educação para o trânsito nas escolas, nova formação de condutores e também em campanhas educativas, como o Programa Laço Amarelo e o Movimento Maio Amarelo.
Em meados de 2020, foi a vez do “fator via”, em que envolvemos mais de 70 entidades do Poder Público, privado e sociedade civil, entregando ao Ministério da Infraestrutura o programa Rodovias Que Perdoam, que já é uma realidade em muitas estradas do Brasil.
Em 2019, nos debruçamos sobre o “fator veículo”. Com o estudo “Frota Segura e Sustentável”, abordamos aspectos da manutenção, da importância da destinação do veículo fora de uso e a checagem dos níveis de segurança e emissão.
Diante dessa tríade, em que os fatores humano, via e veículo foram estudados, o Observatório contribuiu com o novo marco regulatório para transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, que está sendo elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Condutores melhor capacitados, rodovias mais seguras e veículos com corretas manutenções, preventiva e corretiva, entregarão à sociedade um transporte terrestre de passageiros com premissas imprescindíveis de qualidade e segurança, dentro de critérios técnicos mensuráveis que balizarão a autorização para a operação das empresas.
Frequentemente, são noticiadas ocorrências envolvendo o transporte rodoviário de passageiros, em que tragicamente resultam em dezenas de óbitos e feridos com sequelas graves. Os números* desse setor são impressionantes e demonstram o quanto é importante haver protocolos rígidos de qualidade e segurança.
• 212 empresas autorizadas para a atividade
• 4.219 linhas em operação
• 97.667 seções
• 7.688 veículos
• 113.227 motoristas habilitados
• Transportados mais de 18 milhões de passageiros
* Números extraídos do site da ANTT (dados operacionais de janeiro a outubro de 2021)
Os critérios técnicos e operacionais para o setor, juntamente com a implantação de indicadores de serviço, elevaram os riscos de ocorrências de trânsito a níveis de Primeiro Mundo. A seguir, algumas sugestões de protocolos com métricas, que irão gerar indicadores de performance para as empresas do setor.
Frota
• Gestão dos veículos
• Monitoramento/telemetria
Manutenção veicular
• Plano de manutenção conforme o fabricante nas dimensões de prevenção e/ou predição
• “To do list” do estado de conversação dos principais itens (pneus, freios, suspensão etc.)
Limpeza e higienização
• Indicador de limpeza e higienização conforme o fabricante, os órgãos de saúde pública e/ou as premissas estabelecidas em resolução da agência reguladora
Capacitação
• Formaçãodos condutores focada na percepção de risco e na condução segura e preventiva
Gestão de ocorrências
• Avaliação das ocorrências e das “quase” ocorrências, identificando os fatores de riscos e a utilização dessa informação como lições aprendidas para serem disseminadas
Gestão de infrações
• Avaliação das infrações cometidas e grau de risco a todos os embarcados no veículo, assim como um plano de reciclagem para eliminar futuras ocorrências
Saúde e bem-estar
• Aferição periódica do estado de saúde (física, mental ocupacional, psicológica etc.) dos condutores, com foco nos protocolos de segurança e direção veicular
Cumprimento de jornada
• Cumprimento das legislações de jornada de trabalho de toda a tripulação
Registro de itinerário
• Checagem prévia do itinerário, com informações de outros condutores.
Registro de pontos críticos (descritivo/imagem)
• Registro e alerta de eventuais pontos críticos sem registro em viagens anteriores
O novo marco regulatório para o transporte rodoviário de passageiros será a oportunidade de banirmos dos noticiários das ocorrências de trânsito frases como: “Perdeu o freio”, “Perdeu o volante”, “Falha mecânica”, garantindo ao cidadão um transporte de qualidade e seguro.
Por se tratar do transporte de vidas, a reflexão do filósofo grego Aristóteles se faz importante.”