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Mobilidade para quê?

Conheça o SST, o Big Brother 43 da Stock Car

Categoria dá um salto em direção ao futuro, com ajuda da inteligência artificial

3 minutos, 13 segundos de leitura

16/06/2021

Por: Alan Magalhães

Sistema, que é composto por 41 câmeras de alta tecnologia, estará disponível aos oficiais da CBA das áreas técnica, desportiva e de direção de prova. Foto: Luis França | Stock Car

O escritor britânico George Orwell (1903-1950) é responsável por uma das previsões mais realistas já feitas e, naquele momento, assustadoras. O romance 1984, publicado em 1949, trouxe a discussão sobre um conceito que, hoje, faz parte do nosso dia a dia, inspirando também os reality shows. Na peça 1984, a figura do Grande Irmão (que Estava Sempre de Olho em Você) retratava a visão do escritor sobre um futuro no qual as pessoas teriam sua privacidade invadida por meio de recursos eletrônicos.

Se isso nos parece uma coisa corriqueira atualmente, quando somos rastreados por aparelhos celulares e câmeras por todos os cantos, folgamos em saber que a vida também ficou bem mais fácil, principalmente quando precisamos de um mapa, localização, planejamento de um trajeto ou, simplesmente, nos sentirmos mais seguros. Mas como tudo isso se encaixa no automobilismo?

O novo sistema, batizado de SST – stock smart track –, que estreia na próxima etapa da Stock Car Pro Series, que ocorrerá sábado e domingo, consiste na instalação de uma rede de câmeras dotada de inteligência artificial, controlada por uma central de última geração. Tem tudo para virar uma mistura de Big Brother com o VAR, do futebol. Com 41 câmeras de alta tecnologia, o SST estará disponível para os oficiais da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) das áreas técnica, desportiva e de direção de prova, que, antes, se valiam apenas das imagens geradas para a transmissão de TV.

Modernização

“Vivemos a transformação digital e ela chega para mudar a fiscalização no esporte motor, que carecia de evolução. O resultado serão análises e decisões mais rápidas e precisas, que ajudarão os fãs e espectadores”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar. Toda tecnologia é nacional e fornecida pela Intelbras, sediada em Santa Catarina.

A tecnologia, que nasceu por aqui e não se baseia em nenhum outro modelo existente, promete uma gama enorme de possibilidades, que aparecerão ao longo do uso. Para começar, será implantada apenas a primeira fase do SST, que chega para ser mais um passo na direção do projeto de transformar a Stock em um hub tecnológico, em que parceiros, como Claro, Qualcomm, Motorola e outros, poderão colocar seus produtos para funcionar no evento.

O sistema utiliza uma rede de transmissão de dados sem fio, que conecta todas as câmeras Full HD de longo alcance à central, controlada pelos comissários da CBA. Os dados serão transmitidos em tempo real e gravados para verificações posteriores. “O investimento da Vicar no SST promoverá grande avanço na categoria, potencializando a capacidade técnica e desportiva da CBA”, afirma Giovanni Guerra, presidente da CBA, entidade que participou de todo o planejamento.

De cinema

O SST grava em 60 frames por segundo, equivalente a duas vezes e meia o padrão usado no cinema. “A Stock Car nos procurou, pois buscava um parceiro tecnológico para esse projeto e identificou, na nossa linha de produtos, a tecnologia de que necessitava. Entendemos as exigências e percebemos que as soluções da Intelbras atendiam com sobras. Vimos como uma oportunidade de implantar novos recursos para a CBA e a Vicar”, contou Henrique Fernandez, diretor da unidade de segurança eletrônica da Intelbras, que finalizou: “Foi uma proposta muito atrativa e, pela primeira vez, nossas soluções chegam aos autódromos”.

A Stock Car Pro Series volta à pista no próximo final de semana, dias 19 e 20 de junho, para a realização da primeira rodada dupla da temporada, no Autódromo Velocitta. Com provas no sábado e domingo, o encontro valerá pela terceira e quarta etapas da temporada 43 da história da categoria. Não perca o Big Brother 43, que começa agora.

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