50 anos de BRT: conheça o projeto brasileiro que foi exportado para outros países | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

50 anos de BRT: conheça o projeto brasileiro que foi exportado para outros países

Por: Erick Souza . Há 8 dias
Mobilidade para quê?

50 anos de BRT: conheça o projeto brasileiro que foi exportado para outros países

Atualmente, cerca de 190 cidades no mundo possuem um sistema de corredores exclusivos para ônibus

2 minutos, 15 segundos de leitura

13/12/2024

BRT de Curitiba completa 50 anos
A região com maior número de iniciativas de BRT estão concentradas na América Latina, com 64 cidades. Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Há 50 anos, o primeiro BRT (Bus Rapid Transit, em inglês) chegava às ruas de Curitiba, no Paraná. A proposta de corredores exclusivos para ônibus era inédita na época e percorria um trajeto de 20 quilômetros. Hoje, mais de 190 cidades no mundo adotaram algum serviço de corredor exclusivo e, juntas, somam mais de 5,8 mil km de via para ônibus.

Leia também: Primeiro BRT de São Paulo, obras começam na Zona Leste

O primeiro sistema BRT foi criado em 1973, no Canadá. Apesar do nome, o sistema funcionava de uma maneira diferente da atual, apenas com faixas exclusivas para os ônibus. Foi o sistema de ônibus expresso e integrado inaugurado em Curitiba, no ano seguinte, que ganhou popularidade. O projeto saiu na gestão do prefeito Jaime Lerner, em 22 de setembro de 1974.

Os ônibus percorriam o eixo Norte/Sul da cidade e os corredores eram conhecidos como canaletas. O sistema, no geral, ainda contava com uma integração de transporte (RIT) e linhas alimentadoras. Ao longo dos anos 90, outras melhorias foram implementadas, como as estações-tubo, por exemplo. Os pontos de parada elevados, característicos de Curitiba, foram criados para agilizar o embarque dos passageiros e dar ainda mais velocidade ao sistema.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o sistema BRT pode ser implantado rapidamente, com custo baixo e pode ter diferentes articulações. Esse pode ser, também, um dos motivos da popularização do serviço.

Atualmente, apenas em Curitiba, são 84 km de extensão. O sistema transporta 65% dos passageiros do transporte coletivo da capital paranaense. Ao longo dos anos, os ônibus do BRT ficaram mais ágeis com a inclusão dos Ligeirões, linhas de BRT com menos paradas. Conforme dados da prefeitura, os Ligeirões aumentaram em 23% a velocidade dos trajetos. Além disso, a cidade adotou novas tecnologias, substituindo alguns modelos por versões elétricas.

BRT pelo mundo

De acordo com a plataforma BRTData, 191 cidades possuem serviço exclusivo de ônibus inspirado no sistema brasileiro. Ao todo, pelo mundo, mais de 31 milhões de pessoas utilizam o sistema de BRT, em mais de 5,8 mil km de extensão de corredores.

A região com maior número de iniciativas de BRT estão concentradas na América Latina, com 64 cidades. Conforme a plataforma, cerca de 18,5 milhões de passageiros usam o serviço por dia. Na Europa, a segunda região com mais BRTs, tem 47 cidades com o sistema.

BRT nos continentes

África: 6 cidades com BRT | 491.578 de passageiros diários
América do Norte: 23 cidades | 1.005.796 de passageiros diários
América Latina: 64 cidades | 18.505.436 de passageiros diários
Ásia: 46 cidades | 7.987.756 de passageiros diários
Europa: 47 cidades | 3.169.846 de passageiros diários
Oceania: 5 cidades | 436.200 de passageiros diários

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login