Ferramenta de acessibilidade facilita uso por pessoas com deficiência em novo sistema de bilhetes do Rio de Janeiro
Site conta com leitura em voz alta, texto em libras e guia de leituras para ampliar público
A nova plataforma de bilhetes do transporte público do Rio de Janeiro implementou uma ferramenta de acessibilidade para ampliar o acesso de pessoas com deficiência. Com a possibilidade de leitura em voz alta, leitura em libras e alteração de contraste e fonte, pessoas com deficiência visual ou auditiva podem navegar pelo site do Jaé.
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O menu de acessibilidade, disponível na lateral do site, oferece 12 modos de adaptação do conteúdo. Além das opções já mencionadas, o site também disponibiliza destaque para links, guia de leitura, espaçamento das letras e linhas, legenda para imagens, pausar animações, contraste invertido. Além disso, também conta com uma solução específica para que pessoas com dislexia possam acessar a página.
Através do site, os usuários podem obter informações gerais sobre o novo serviço de bilhetagem da capital do Rio de Janeiro. O mesmo endereço digital também permite a solicitação da gratuidade no serviço de transporte público, disponível para idosos com 65 anos ou mais. De acordo com o site, categorias como estudantes, universitários e pessoas com deficiência e doentes crônicos em tratamento, devem aguardar o prazo de sua categoria.
Novo sistema de bilhetes
O sistema de bilhetagem gerenciado pela empresa Jaé, está em fase final de implantação no Rio de Janeiro. Atualmente, o serviço opera no VLT e no BRT da capital. Para os ônibus municipais, a empresa afirma já ter 100% dos validadores instalados. De acordo com o status de operação disponível no site, o novo sistema também incluirá vans e os ‘cabritinhos’, o Serviço de Transporte de Passageiros Complementar Comunitário (STPC).
Para obter o cartão, o passageiro pode acessar uma das máquinas de autoatendimento localizadas nas estações do BRT e do VLT. A primeira via, liberada de maneira gratuita, possui caução de R$ 4,30. De acordo com a empresa, o valor é restituído para o usuário em forma de crédito depois do cadastro na plataforma digital.
O aplicativo do Jaé também funciona como um meio para pagar a passagem, via QR Code. A plataforma ainda oferece funções como consultar saldo e fazer recarga por meio de cartão de crédito, boleto ou PIX. Além dos meios digitais, a recarga do cartão pode ser realizada em um dos estabelecimentos credenciados ou máquinas de autoatendimento.
De acordo com a prefeitura, o novo sistema deve ser responsável pela integração de todos os modais da cidade. A mudança deve acontecer de maneira gradual, assim como a substituição do RioCard pelo novo Jaé. O processo está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR).
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