AquáticoSP: novo transporte público atendeu seis mil pessoas durante primeira semana de operação
Até o dia 20, modal hidroviário com operação assistida já havia realizado 150 travessias
1 minuto, 53 segundos de leitura
24/05/2024
Por: Redação Mobilidade
Durante a primeira semana de operação do AquáticoSP, cerca de seis mil pessoas foram transportadas sobre as águas da Represa Billings. Em sete dias, o transporte hidroviário inaugurado no dia 13, realizou 150 cruzamentos na Zona Sul. A operação assistida funcionou das 10h às 16h.
Leia também: Aquático-SP: operação assistida começa nesta segunda (13/5) com viagens gratuitas
O AquáticoSP opera entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas e leva, em média, 15 minutos para realizar a rota. O trajeto com mesmo ponto de saída e de destino, feito pela rodovia, leva cerca de 1h20.
O novo serviço de transporte atende, principalmente, 385 mil moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira. Desde o dia 20, a operação passou a funcionar das 10h às 17h. Até dezembro, os passageiros podem fazer a travessia gratuitamente. Após esse período, o sistema terá integração ao Bilhete Único, inclusive com passagens gratuitas aos domingos.
Embarcações do AquáticoSP
Até o momento, o transporte hidroviário conta com duas embarcações. A embarcação Bororé I tem 5,6 metros e atravessa a represa em cerca de 17 minutos. A segunda embarcação, com capacidade para transportar até 30 passageiros, faz o percurso em 12 minutos.
O Bororé I oferece equipamentos e construção acessíveis, com espaço para cadeirante. Além disso, o veículo conta com área para bicicletas, ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitário.
Durante a inauguração, a Prefeitura de São Paulo informou que alugou mais uma embarcação para o Aquático SP, além dos dois barcos já disponíveis. Dessa forma, o governo municipal deverá pagar R$ 45 mil por mês no aluguel do novo veículo, com capacidade para transportar 30 pessoas. Entretanto, a embarcação vai operar apenas se a demanda do público for alta, evitando superlotação das naves da prefeitura, que transportam até 60 pessoas.
Além das embarcações, a prefeitura passou a oferecer duas linhas de ônibus elétricos que conectam os terminais hidroviários com o bairro do Cantinho do Céu e o Terminal Santo Amaro. O mesmo serviço ainda permite realizar integração com o transporte sobre trilhos.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários