De Air Fryer a vinil da Alcione: veja objetos inusitados esquecidos em trens e estações de SP
Mais de 21 mil itens foram perdidos entre janeiro e dezembro de 2024 nas linhas operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, em São Paulo
É fácil se descuidar e acabar esquecendo o Bilhete Único no assento do trem ou ônibus, ou o cartão de crédito escapar da carteira dentro do metrô. E embora esses sejam os itens mais comuns perdidos nas estações ou vagões, alguns passageiros ainda mais distraídos também já deixaram para trás objetos mais específicos, como uma airfryer nova perdida na Estação Palmeiras-Barra Funda do metrô de São Paulo.
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Entre janeiro e dezembro de 2024, 74 itens foram esquecidos por dia nas estações das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, em média. Ao todo, 21.725 objetos foram encontrados pelas estações. Em janeiro, por exemplo, concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade encontraram uma panela de pressão industrial.
No extenso catálogo das empresas há registros de perdas de caixa de som, baixo elétrico, gaiola para hamster e até um vinil ‘vintage’ da cantora Alcione. De acordo com levantamento interno, a Central de Achados e Perdidos (CAP) das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda recebeu 13.357 itens. A unidade está localizada em Osasco e esse número representa os achados e esquecidos apenas em 2024, de janeiro até o dia 12 de dezembro.
Já a unidade da Linha 5-Lilás, que fica na Estação Adolfo Pinheiro, recebeu 8.368 objetos de 1º de janeiro até dia 9 de dezembro. O centro também é responsável pelos objetos perdidos por passageiros na Linha 4-Amarela. As duas centrais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Achados e perdidos
Objetos esquecidos nas linhas de trens 8-Diamante e 9-Esmeralda podem ser recuperados na Estação Osasco, onde funciona a Central de Achados e Perdidos da ViaMobilidade. Já para itens esquecidos na Linha 5-Lilás, os itens podem ser recuperados na Estação Adolfo Pinheiro, que também recebe objetos deixados em trens e estações da Linha 4-Amarela.
O que fazer em caso de perda de itens no metrô?
Conforme orientação das concessionárias, em caso de perda de algum item, o passageiro precisa comunicar a um funcionário. Inicialmente, a empresa faz uma verificação no local da perda, com base nas informações oferecidas. Caso o item tenha sido perdido dentro de um trem, o Centro de Controle Operacional (CCO) é acionado para investigar nas estações adjacentes.
Caso o item não seja encontrado dentro desse procedimento, a pessoa é orientada a entrar em contato com a Central de Achados e Perdidos da respectiva linha após o prazo de três dias úteis. O contato deve acontecer presencialmente ou pelo telefone 0800 770 7106.
Se o item não for retirado após o período de guarda de 90 dias, as peças em boas condições são encaminhadas a instituições não governamentais para doação.
Para retirar um item esquecido, o passageiro precisa informar o nome e descrever as características do item perdido, local ou estação e o período do dia em que pode ter perdido. Para a devolução, a concessionária exige a apresentação do RG ou algum documento oficial com foto do proprietário ou parentes. Caso seja alguém com parentesco comprovado por documentação, a pessoa precisa ter mais de 16 anos de idade.
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