Linha 14-Ônix, conheça o projeto e saiba por onde passará o ramal ferroviário
Ramal pode ter interligação com a futura linha de trens que ligará São Paulo à Baixada Santista
A Linha 14-Ônix é mais uma das promessas do governo estadual de São Paulo para a expansão do transporte sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo. O projeto prevê uma linha de trens metropolitanos que, em 2045, atenderá a zona leste de São Paulo, Guarulhos, Santo André e São Bernardo do Campo.
Atualmente, a proposta se encontra em fase de estudos, de acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI). Sendo assim, pode haver mudanças no trajeto, no número de estações ou até mesmo no modal utilizado. O planejamento prevê que um VLT (veículo leve sobre trilhos) faça o percurso.
Leia também: O VLT de São Paulo vem ai? Confira diferentes projetos para o meio de transporte
Como será a Linha 14-Ônix?
A Linha 14-Ônix terá 32 km e 22 estações, de acordo com a SPI. O ramal vai ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e Guarulhos, passando pela zona leste de São Paulo. Quando os estudos terminarem e o governo tiver um projeto final, uma audiência pública sobre o ramal deverá acontecer. No entanto, ainda não há data para estes eventos.
O traçado atual da Linha 14-Ônix prevê conexão com as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens metropolitanos. Em outras palavras, o projeto permitirá que passageiros migrem mais rapidamente entre estas vias e evitem se deslocar até a região central da capital, nas Estações Brás e Tatuapé, atuais pontos de conexão que permitem transferência entre estas linhas.
Por fim, em nota, o governo estadual informou que o Lote ABC Guarulhos, que soma a expansão da Linha 10-Turquesa e a construção da Linha 14-Ônix, “prevê investimentos de R$ 18 bilhões em 70 quilômetros de extensão, contemplará 940 mil passageiros diariamente, conectando a radial da Linha 14 na região leste de São Paulo, com a construção de 27 novas estações”.
Estação ABC
Um dos pontos de parada da Linha 14-Ônix será a Estação ABC, que funcionará no mesmo local da antiga Estação Pirelli, na cidade de Santo André, desativada em 2006. A CPTM informa que já estuda as obras no prédio e calcula “demanda estimada de 15 mil passageiros por dia”. Ao mesmo tempo, a companhia também planeja uma parada do Trem Intercidades entre a capital e a Baixada Santista neste mesmo local.
“A documentação técnica para contratação do projeto básico da Estação ABC foi concluída e a publicação do edital está prevista para o fim de 2024. O projeto da futura estação será desenvolvido pela CPTM com um prazo de 18 meses para conclusão”, afirma a CPTM em nota.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários