Linha 9-Esmeralda. Nova passarela conecta Avenida Queiroz Filho à Estação Villa-Lobos-Jaguaré
Travessia reduz tempo de deslocamento até a estação e oferece alternativa mais segura à faixa de pedestre

Uma nova passarela passou a conectar a Avenida Queiroz Filho com a Estação Villa-Lobos-Jaguaré, da Linha 9-Esmeralda, na zona oeste da capital paulista. Com o empreendimento, os passageiros do trem poderão ter acesso facilitado à travessia até a estação, sem a necessidade de cruzarem a avenida pela faixa de pedestres.
A estação fica no bairro Vila Leopoldina e faz conexão com o Parque Villa-Lobos, um dos pontos populares de São Paulo para eventos e passeios. De acordo com a ViaMobilidade, concessionária do serviço, o investimento para a obra foi de R$ 1,8 milhão.
Leia também: Prêmio Mobilidade 2026. Ajude a escolher os melhores carros, as melhores motos e os melhores serviços de mobilidade. Votação aberta até o dia 26/9
A ViaMobilidade e o Governo de São Paulo lançaram, recentemente, um pacote de obras na região que inclui, por exemplo, um novo viaduto ferroviário. Em janeiro deste ano, a parceria público-privada anunciou uma nova via ferroviária para conectar as linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante.
Leia mais: Linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante poderão ser unidas por um novo viaduto ferroviário; saiba mais
O empreendimento, que só deve ficar pronto em três anos, vai permitir que os passageiros da Linha 9-Esmeralda desembarquem nas regiões da Água Branca ou Barra Funda. Ao mesmo tempo, os usuários da Linha 8-Diamante, terão acesso às regiões de Pinheiros, Morumbi e Santo Amaro.
A previsão de investimento é de R$ 480 milhões para o novo viaduto que fará a conexão entre as estações Ceasa, da linha 9-Esmeralda, e Imperatriz Leopoldina, da linha 8-Diamante.
Em 2024, a concessionária inaugurou uma ciclopassarela na mesma região. A ponte para ciclistas une a ciclovia do Rio Pinheiros ao Parque Villa-Lobos, cruzando a Marginal Pinheiros e a linha 9-Esmeralda.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários