Onda de calor: ar-condicionado é obrigatório nas viagens de carro por aplicativo?
Em algumas regiões os termômetros podem registrar até 44º; empresas comentam sobre direitos dos passageiros
Uma nova onde de calor se aproxima do Brasil a partir desta segunda, 2. Com o fim dos dias frios, a temperatura deve subir em todo o País e, em algumas regiões, poderá alcançar até 44º. De acordo com o Climatempo, esta pode ser a onda de calor mais forte em comparação com as duas primeiras que ocorreram no início deste ano, entre março/abril e maio.
Com o ar mais quente, as viagens por aplicativo surgem como uma alternativa para deslocamentos mais confortáveis com a possibilidade de ar-condicionado nos veículos. Em 2023, essa escolha passou a custar um pouco mais caro a alguns passageiros. Na época, motoristas de aplicativo começaram a cobrar valores adicionais pelo uso do equipamento, também conhecido como o ‘pix do ar-condicionado’.
Leia mais: Ar-condicionado obrigatório? Motoristas de app passam a cobrar pelo serviço
O movimento cresceu e, no início deste ano, o governo do Rio de Janeiro passou a proibir a cobrança de taxa adicional pelo uso do equipamento. Desde então, ao menos no Estado do Rio de Janeiro, as empresas precisam deixar claro quando a utilização do ar-condicionado está disponível ou não no veículo.
Conforme divulgado pelo Climatempo, desta vez, o período quente pode durar mais tempo que anteriormente. Em algumas regiões, as altas temperaturas podem perdurar até meados da segunda quinzena do mês. Por esse motivo, o Mobilidade conversou com algumas plataformas de viagens para saber se é obrigatório ou não o uso de ar-condicionado nos veículos.
É obrigatório motorista de aplicativo ligar o ar-condicionado?
De acordo com a Uber, o ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de um carro na plataforma de viagens, sendo proibida a cobrança de qualquer valor adicional dos passageiros em nome da empresa. “Diante das constantes ondas de calor, […] é esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, independentemente da modalidade da viagem”, afirma a empresa em nota.
A Uber reforça ainda que qualquer cobrança realizada fora da plataforma representa violação às regras de segurança do Código da Comunidade. Notificações deste tipo podem levar à desativação da conta do motorista parceiro, por exemplo.
Para a 99, o equipamento de ar-condicionado também é obrigatório para o cadastro de um veículo na plataforma em qualquer modalidade de viagens. O Guia da Comunidade da empresa também estabelece que o motorista parceiro deve realizar manutenção para garantir as condições de funcionamento de todos os itens do veículo, incluindo o ar-condicionado.
“É esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, independentemente da modalidade da viagem, para proporcionar temperatura confortável para ambos ao longo do trajeto”, afirma a 99. Assim como na Uber, de acordo com a empresa, cobranças realizadas fora da plataforma representam violação às regras dos Termos de Uso e do Guia da Comunidade. Do mesmo modo, cobranças indevidas podem levar à desativação da conta do motorista parceiro envolvido.
Em casos de descumprimento da norma, ambas as empresas orientam aos passageiros a reportarem a situação à respectiva plataforma. O registro pode acontecer dentro da própria ferramenta de avaliação mútua das viagens.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários