Projeto prevê expansão do metrô de SP até Taboão da Serra | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Projeto prevê expansão do metrô de SP até Taboão da Serra

Por: Redação Mobilidade . Há 13 dias
Mobilidade para quê?

Projeto prevê expansão do metrô de SP até Taboão da Serra

Contrato indica aumento da Linha 4-Amarela em mais 3,3 km e duas novas estações para além da capital

1 minuto, 59 segundos de leitura

12/06/2024

Por: Redação Mobilidade

expansão do metrô linha 4-amarela Taboão da Serra
Com a expansão, Taboão da Serra se tornará a primeira cidade da Grande São Paulo a possuir um ramal do metrô para além da capital. Foto: Divulgação/Prefeitura de Taboão da Serra

O projeto de expansão do metrô de São Paulo até Taboão da Serra foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O termo aditivo estabelece a elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos para extensão da Linha 4-Amarela até a cidade da região metropolitana. Todo o processo de estudo e obras deve receber um investimento de R$ 3,4 bilhões.

Leia também: Linha 6-Laranja: obras no metrô vão interditar Avenida Pompéia por 120 dias

A ação deverá aumentar em 3,3 km a Linha 4-Amarela, com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra. De acordo com a previsão do Governo do Estado, as construções devem começar ainda neste ano, e o funcionamento pleno da linha acontecerá em 2028.

A futura estação Taboão da Serra ficará localizada às margens da nova avenida (antiga BR-116), no Parque Santos Dumont. Segundo a Prefeitura de Taboão da Serra, a obra também contemplará um terminal de ônibus para embarque e desembarque de usuários e a construção de um túnel subterrâneo para a passagem de pedestres.

O termo de convênio assinado pelo governo de Taboão da Serra também autoriza a ocupação de duas áreas, onde devem ser construídos os poços secantes, um edifício para apoio técnico e operacional e parte da saída de emergência e ventilação da linha.

Expansão do metrô

A concessionária responsável pela operação da linha também assume os estudos iniciais de viabilidade e ações necessárias para a expansão da linha. Dessa forma, o governo espera reduzir o prazo para início da implantação do empreendimento e, também, diminuir os riscos relacionados à execução das obras.

Os estudos prévios indicam que o tempo de locomoção ao longo de toda a Linha 4-Amarela passe a ser de 55 minutos. Atualmente, a linha possui 12,8 km de extensão e 11 estações. Com a ampliação, o trajeto inteiro somará 16,1 km, com 13 estações.

O Governo do Estado espera beneficiar até 90 mil passageiros por dia com a nova conexão. O município de Taboão da Serra será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário para além dos limites da capital.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login