Quais cidades do Brasil têm metrô? | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Quais cidades do Brasil têm metrô?

Por: Fellipe Gualberto . Há 1 dia atras
Mobilidade para quê?

Quais cidades do Brasil têm metrô?

Conheça dados sobre a malha metroferroviária brasileira e saiba em quais municípios é possível fazer viagens usando o modal

5 minutos, 31 segundos de leitura

25/12/2024

Estacao_metro_Bresser_Mooca_Crédito MetrôDivulgação
O transporte sobre trilhos na forma de metrô atende apenas sete capitais do Brasil e não está presente em nenhuma cidade do interior. Foto: Divulgação/Metrô

Dentre as mais de 5 mil cidades do Brasil, apenas sete possuem linhas de metrô. Todas são capitais. Esse dado é fornecido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e não leva em conta as cidade que possuem sistema VLT (veículo leve sobre trilhos) e trens urbanos.

Leia também: 10 cidades no Brasil que possuem VLT, conheça detalhes sobre o modal

O modal, de fato, é planejado para transportar uma grande quantidade de pessoas e requer um alto investimento, o que o torna inviável em municípios pequenos. No entanto, ainda assim, existem cidades do Brasil que poderiam se beneficiar deste meio de transporte.

O Mobilidade Estadão criou um guia listando as redes de metrô do Brasil. Continue a leitura se quiser saber mais sobre os ramais existentes e entender qual a cobertura deles no País.

1- São Paulo (SP)

O sistema mais conhecido do Brasil é também o maior. Foto: Adobe Stock

O Metrô de São Paulo é o mais antigo, completou 50 anos em 2024, e mais amplo do Brasil. O sistema começou apenas com a atual Linha 1-Azul, que na época era chamada de Linha Norte-Sul, e hoje conta com seis linhas e 91 estações, administradas por três empresas diferentes.

Atualmente, São Paulo possui 104,4 km de trilhos. No entanto, o cenário deve mudar no futuro. Obras para expansão da Linha 2-Verde ocorrem neste momento, assim como a construção da Linha 6-Laranja e da 17-Ouro, do monotrilho. Os planejamentos para novos ramais também são vários, a possível Linha 20-Rosa, por exemplo, tem até licença ambiental para começar suas obras e deve levar os trilhos até Santo André.

Leia também: Expansão de metrô e trem em SP: confira obras e linhas que serão ampliadas

2- Rio de Janeiro (RJ)

Metrô do Rio de Janeiro conta com diversos planos de expansão. Foto: Adobe Stock

O Rio de Janeiro possui três linhas de metrô, todas operadas pela MetrôRio. De acordo com a concessionária, o sistema possui 41 estações e atende 14 pontos turísticos da capital carioca. Sendo assim, é uma boa opção de transporte tanto para quem vai ao Rio de Janeiro à passeio quanto para os trabalhadores que o usam em seu dia a dia.

A inauguração do meio de transporte aconteceu em 1979. Na época, o modal possuía apenas uma linha e 4,3 km. Hoje, se expandiu até 54,4 km e pode crescer ainda mais, por exemplo, com os planos ambiciosos de criar uma ligação entre a cidade de Rio de Janeiro e Niterói, do outro lado da Baía de Guanabara.

Saiba mais: Metrô Rio Niterói, trem submerso pode finalmente sair do papel

3- Brasília (DF)

Sistema interliga capital com cidades do seu entorno. Foto: Adobe Stock

Brasília é mais uma das cidades do Brasil que possui linhas de metrô. No caso do Distrito Federal, são apenas dois ramais operados pela Metrô-DF. Ao todo, o meio de transporte conta com 27 estações e 42,38 km de extensão.

O sistema começou a operar em 2001 e tem linhas em forma de “Y”. Em outras palavras, ambos os ramais começam seu trajeto na Estação Central. Em seguida, seguem lado a lado e fazem paradas nas mesmas estações, até seguirem caminhos distintos na Estação Águas Claras.

 Um dos ramais segue ao norte, rumo à cidade de Ceilândia, este tem planejamento de extensão em novos 2,6 km. Ao mesmo tempo, a linha que vai para o sul também pode crescer, neste caso, com mais 3,6 km e duas estações, no sentido Samambaia.

4- Belo Horizonte (MG)

Metrô mineiro está planejando a sua segunda linha. Foto: Divulgação/Metrô de Belo Horizonte

A capital mineira possui apenas uma linha de metrô. Atendendo os municípios de Belo Horizonte e Contagem, o sistema possui 28.1 km de extensão e 19 estações, sendo o menor de toda a lista. O meio de transporte foi inaugurado em 1986, na época com apenas seis estações.

Existem planos para aumentar a atual linha e criar um segundo ramal. A construção do segundo ramal começou em setembro de 2024 e, de acordo com as previsões do governo, deve terminar em 2027. Caso os planos se tornem realidade, o sistema deve ganhar sete novas estações em mais de 10,5 km de trilhos.

Saiba mais: Metrô de BH: o que se sabe sobre as obras da Linha 2

5- Salvador (BA)

Salvador é mais uma das capitais do nordeste que conta com metrôs. Foto: Divulgação/Metrô de Salvador

O metrô de Salvador é o mais recente do Brasil e figura entre os mais novos de todo o mundo. Inaugurado em 2014, o meio de transporte possui 38 km de trilhos e atende os municípios de Lauro de Freitas (BA) e a capital baiana.

O meio de transporte possui duas linhas que fazem parada em 22 estações. O sistema dá acesso a pontos turísticos, como o Farol da Barra, Arena Fonte Nova e Pelourinho. Para os moradores da cidade, o meio de transporte é eficiente e permite conexão com 10 terminais de ônibus.

6- Recife (PE)

Metrô do Recife
Sistema possui integração com o VLT, modal que se assemelha aos antigos bondes. Foto: Creative Commons – Portal da copa/ME

O metrô de Recife opera de maneira integrada com o VLT (veículo leve sobre trilhos) da cidade. Nas estações Cajueiro Seco e Corado é possível fazer transferência para este outro meio de transporte que também utiliza trilhos.

Contabilizando apenas o metrô, Recife possui três linhas (Linha Centro – 1, Linha Centro – 2 e Linha Sul) e 29 estações no total. As linhas Centro 1 e 2, assim como em Brasília, operam em formato de “Y”, ou seja, seguem o mesmo caminho entre a Estação Recife e Coqueiral, onde se separam.

Por fim, a inauguração do meio de transporte se deu em 1985 e, sem contar o trajeto feio por VLT, o sistema possui 39,5 km.

Saiba mais: 8 curiosidades sobre o metrô de Recife

7- Fortaleza

Sistema é um dos mais recentes do Brasil. Foto: Metrofor.

Fortaleza é a última das cidades do Brasil que possui metrô. O modal conta com três linhas e 56 km de trilhos, 41 pontos de parada fazem parte do sistema no total. O meio de transporte também é um dos mais “jovens” do Brasil, inaugurado em 2012.

Dentre as cidades que recebem os trilhos, estão Maracanaú, Pacatuba, Fortaleza e Caucaia. Os trens permitem que passageiros da região metropolitana acessem a capital do Estado e cheguem rapidamente aos seus empregos.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

0 Comentários


Faça o login