Segundo trecho do VLT de Santos ganha nova previsão de funcionamento
Serviço estava previsto para operar no primeiro semestre deste ano

O segundo trecho do serviço do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Santos, entre a Avenida Conselheiro Nébias e Valongo, recebeu uma nova data para início da operação. Após vistoria técnica com agentes reguladores e responsáveis pela operação, o VLT deve começar a funcionar até dezembro deste ano, de acordo com a Prefeitura de Santos.
Essa não é a primeira previsão de data que o serviço recebe. Ano passado, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou o início das operações para o começo de 2025, previsão que logo foi reorganizada para agosto. Em nenhum dos casos, o VLT entrou em operação.
Atualmente, o VLT está em fase de testes da via permanente e da rede aérea, estruturas fundamentais para o funcionamento adequado do veículo. Além disso, o sistemas de energia, semafórico e de sinalização, estão em avaliação.
Leia mais: VLT de Santos, segundo trecho do modal passa por testes
Conforme a prefeitura da cidade, a vistoria percorreu dois trajetos, até a Estação Barreiros, em São Vicente e, depois, até o Centro/Valongo. A viagem aconteceu com a presença de representantes da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), BR Mobilidade, prefeituras de Santos e São Vicente e CET-Santos.
Trajeto e extensão
A segunda linha do VLT terá 8 km de extensão e 12 pontos de embarque e desembarque. As estações ficarão localizadas próximo a locais de grande fluxo e interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades e áreas comerciais, por exemplo.
Conforme a Arsesp, o início da operação ocorrerá de maneira gradual e integrado aos demais modais. A Cet-Santos também afirmou que promoverá campanhas educativas para a população afetada pelo circuito do veículo.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários