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Paris anuncia aumento de tarifa de estacionamento para SUVs

Por: Redação Mobilidade . 07/02/2024
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Paris anuncia aumento de tarifa de estacionamento para SUVs

Maioria dos parisienses aprovaram aumento da tarifa; valor pode chegar a R$ 96 por hora

2 minutos, 2 segundos de leitura

07/02/2024

Por: Redação Mobilidade

Tarifa de estacionamento em Paris
Medida segue para apresentação na Câmara Municipal e entrará em vigor em setembro. Foto: Getty Images

A tarifa de estacionamento para veículos SUVs, modelos robustos que unem elementos de carro de passeio com um 4×4, deve aumentar até setembro em Paris, na França. No domingo, 4, os moradores da cidade participaram da votação do referendo sobre o preço, que também inclui carros elétricos híbridos.

Cerca de 78 mil parisienses participaram da votação, em que 54,55% votaram a favor da medida pelo aumento da taxa. Ao todo, 1,3 milhão de cidadãos foi convocado. Apesar da participação dos moradores, a medida deve impactar, principalmente, visitantes e moradores das zonas afastadas da cidade.

Leia também: Paris anuncia plano público para incentivar pedestres nas ruas

A decisão faz parte da política da prefeita Anne Hidalgo, do Partido Socialista, que pretende diminuir as emissões de carbono na cidade e incentivar o uso de energia limpa. A medida entrará em vigor depois de ser apresentada à Câmara Municipal em maio, com aplicação prevista para o mês de setembro.

Desde a pandemia, Paris tem investido em políticas a favor da mobilidade ativa e da descarbonização do trânsito. De acordo com o projeto, donos de veículos a combustão ou elétrico híbrido plug-in com mais de 1,6 toneladas deverão pagar 18 euros por hora para estacionar nos distritos centrais da cidade. Para os distritos externos, a tarifa de estacionamento cai para 12 euros.

Tarifa de estacionamento para residentes

A nova tarifa não afetará os residentes parisienses e profissionais estacionados em sua zona de estacionamento autorizada. De acordo com a prefeitura, também não taxará taxistas em estações específicas, artesãos, profissionais da saúde ou pessoas com deficiência.

Desde o início da pandemia, Paris aumentou consideravelmente o uso de bicicletas na cidade. Entre 2020 e o final das restrições públicas da COVID-19, em 2023, o uso de bicicletas cresceu 71% na capital francesa.

A gestão da equipe da prefeita Anne Hidalgo estabeleceu como meta para 2025 completar uma série de medidas para tornar a bicicleta uma alternativa concreta de transporte. Dentre os objetivos, está acriação de uma rede de ciclovias pela cidade. No ano passado, a prefeitura de Paris também anunciou o “Plan Piéto“. Também conhecido como Plano 2023-2030, esse é outro projeto público para diminuir o uso de veículos, desta vez, com foco nos pedestres e nas viagens feitas a pé.

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