Tarifa zero no Ceará: Região metropolitana de Fortaleza aprova passe livre para estudantes
Benefício é voltado para estudantes da rede privada e pública da Grande Fortaleza
1 minuto, 34 segundos de leitura
21/12/2023
Por: Redação Mobilidade
O avanço da tarifa zero no Ceará agora inclui toda a região metropolitana de Fortaleza. O programa VaiVem, anunciado pelo Governo do Estado, aprovou o acesso ao passe livre por estudantes da rede pública e privada da Grande Fortaleza. Em novembro, a prefeitura da capital se adiantou e também implementou a tarifa zero para os estudantes da cidade.
“O programa assegura uma passagem de ida e uma de volta nos deslocamentos entre os municípios da RMF com destino à Fortaleza”, afirma o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em publicação em sua rede social. A RMF abrange 19 municípios, incluindo a capital.
Para poder acessar o programa, os estudantes precisam apresentar alguns documentos comprobatórios. Além de provar que está matriculado em algum centro de ensino, é necessário comprovar que utilizam transporte público entre mais de uma cidade para ir às instituições de ensino, por exemplo. Os usuários também precisam ter a carteira de estudante válida.
Como vai funcionar a tarifa zero no Ceará
O benefício funcionará todos os dias da semana, dentro e fora do período letivo. De acordo com o governo, o acesso aos estudantes está inserida na primeira etapa do projeto. A longo prazo, a expectativa é ampliar o serviço para outros grupos de moradores.
O anúncio feito pelo governador também informou que os cartões específicos para acesso ao benefício começarão a ser entregues na quarta-feira, 20.
Projetos de tarifa zero no Ceará não são uma novidade. A cidade cearense de Caucaia já possui tarifa zero integral nos serviços de transporte desde 2021. Em 2023, mais de 24 cidades já aderiram à tarifa zero. Esse é o maior número até então. Ainda no início de dezembro, São Paulo aprovou o passe livre aos domingos nos serviços de ônibus da capital.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários