Único trem diário de passageiros do Brasil realiza trajeto entre Belo Horizonte e Vitória
Viagem do Trem de Passageiros leva 13 horas de duração em 664 quilômetros
2 minutos, 57 segundos de leitura
13/09/2024
Por: Redação Mobilidade
O Trem de Passageiros oferece uma viagem única entre as cidades de Belo Horizonte, em Minas Gerais e Cariacica, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. O trajeto de 664 km é percorrido em 13 horas, é o único no Brasil a oferecer viagem de passageiros diariamente.
Leia também: Trem Republicano oferece passeio pelo interior de São Paulo com atrações gratuitas
Entre os dois Estados, o trem cruza 30 paradas pela Estrada de Ferro que liga uma região a outra. Ao todo, são 21 estações em Minas Gerais e outras 9 no Espírito Santo, onde os os passageiros podem embarcar ou desembarcar. O trem inaugurado em 1904 transporta, hoje em dia, cerca de 700 mil pessoas por ano.
Todos os dias, às 7h, um trem parte de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, com destino a Belo Horizonte, Minas Gerais. O horário de chegada está previsto para as 20h30 do mesmo dia. Do outro lado, um trem também sai de Belo Horizonte, com destino à Cariacica, com a mesma previsão de duração.
Como comprar passagem para o Trem de Passageiros?
De acordo com a Vale, empresa que gerencia o serviço, a compra de passagem para o trem diário pode acontecer com até 30 dias úteis de antecedência da viagem. A empresa oferece pontos de vendas, estações ou endereço na internet para compra. O Trem de Passageiros da linha Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) também conta com alguns pontos de venda externos ao longo da ferrovia.
Para retirada presencial, é necessário apresentar um documento oficial e original com foto, como RG, CNH, carteira de identidade emitida por conselho ou federação profissional e passaporte. Além disso, cartões de identificação expedidos pelos Poderes Judiciário e Legislativo Federal ou estaduais e documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, também estão válidos.
O pagamento pode ser realizado no dinheiro, cartão de débito e crédito. Para crianças com até 5 anos, o acesso é gratuito, mas elas não podem ocupar um assento, devendo viajar no colo do responsávell. Conforme as regras da empresa, a gratuidade é de uma criança de colo por pagante.
Tipos de passagem
A viagem no trem diário oferece, ao menos, quatro tipos de passagem em três classes. As tarifas são divididas entre normal, benefício idoso, passe PCD e bilhete de viagem do jovem, com especificações para cada um. As classes são organizadas entre executiva, econômica e cadeirantes.
A tarifa normal, por exemplo, oferece o preço integral da passagem, podendo selecionar entre as classes executiva e econômica. Por outro lado, o benefício idoso e o bilhete de viagem do jovem dão acesso, somente, aos assentos na classe econômica.
A classe executiva possui três assentos por fileira e conta com equipamentos de tomadas, luz de leitura, áudio individual e poltronas com descanso de pé e maior ângulo de inclinação. Os assentos da classe econômica estão organizados em quatro por fileira, com uma tomada a cada dois assentos e áudio ambiente.
O Trem de Passageiros conta com um carro exclusivo para embarque de pessoas que utilizam cadeira de rodas, que têm acesso à classe econômica. Para comprovação, é necessário apresentar a Carteira do Governo Federal.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários