Enchentes no RS: Grilo retoma serviços de entrega via aplicativo em Porto Alegre | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Enchentes no RS: Grilo retoma serviços de entrega via aplicativo em Porto Alegre

Por: Erick Souza . 26/06/2024
Mobilidade para quê?

Enchentes no RS: Grilo retoma serviços de entrega via aplicativo em Porto Alegre

Sede administrativa da empresa ficou interditada durante 20 dias desde as enchentes

2 minutos, 12 segundos de leitura

26/06/2024

Por: Erick Souza

grilo mobilidade em Porto Alegre
Atualmente, o serviço conta com 15 veículos na capital gaúcha e mais 21 em São Paulo, em plena operação. Foto: Divulgação/Grilo

As operações da empresa de mobilidade Grilo em Porto Alegre voltaram após período de interrupção. Os serviços de entrega, realizados via aplicativo, estavam parados desde o início das enchentes que afetaram o Estado do Rio Grande do Sul. A sede administrativa da empresa está localizada na região central de Porto Alegre, uma das áreas mais afetadas pelas inundações.

Leia também: Trens urbanos voltam a operar na região metropolitana de Porto Alegre com horários especiais

De acordo com a empresa, após análise da gravidade da situação, os veículos elétricos foram retirados pela equipe e transferidos para um local seguro. Apesar da estratégia, as bases de carregamento presentes na sede ficaram submersas por mais de 20 dias, inviabilizando a operação. A sede administrativa da Grilo Mobilidade se localiza na rua Voluntários da Pátria, no bairro Floresta.

Além das bases de carregamento, o impacto das chuvas também afetou dois veículos na oficina, a manutenção, ferramentas, armazenagem, instalação de carregamento, o escritório administrativo e operacional e espaço para os condutores.

Os triciclos elétricos da Grilo, desenvolvidos pela própria empresa, possuem cabine fechada e autonomia de até 80 km com uma carga completa, que pode levar entre 1h30 e 6h, a depender do tipo de carregador. Os veículos ainda possuem transmissão, travas e vidros elétricos. Desde 2023, a empresa funciona com parcerias com empresas para oferecer transporte de mercadorias.

Grilo Mobilidade em Porto Alegre e São Paulo

A empresa de mobilidade focada em entregas por aplicativo nasceu em 2019. Inicialmente criada para oferecer corridas em trajetos curtos para pessoas e mercadorias, a Grilo precisou adaptar o funcionamento e, hoje, trabalha apenas com entregas nas cidades de Porto Alegre e São Paulo. Atualmente, o serviço conta com 15 veículos na capital gaúcha e mais 21 em São Paulo.

Em 2021, a empresa chegou em São Paulo para oferecer o transporte sem emissão de poluentes para entregas e viagens. As operações na capital paulista, que iniciaram em 2023, foram proibidas após o Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) da Prefeitura de São Paulo classificar o serviço na mesma categoria que mototáxis. Na cidade, veículos de duas rodas e semelhantes não podem oferecer transporte de pessoas via aplicativo.

A mesma mudança ocorreu em Porto Alegre em agosto de 2023. Na época, a Grilo também afirmou que parte da frota de triciclos elétricos seria adaptada exclusivamente para cargas e pets, com capacidade de até 200 kg por veículo.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login